terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LUTERO

Boa Noite


Estou aqui para comentar sobre um filme que assisti este fim de semana, o qual me surpreendi, pois assim pude confirmar que nada sei, ou que cada vez me aprendo coisas novas, mais fico convicta que muita coisa ainda existe a ser aprendida e nem que ficasse parada o tempo inteiro apenas me informando, não conseguiria. Os mistérios da Humanidade muito me interessam, nossa história, nosso passado, presente e o que será de nós do futuro, o que pensávamos que seríamos hoje em dia, quais eram nossas atitudes , nossos costumes, culturas, nosso moda de viver e agir!

Como acredito que somos seres os quais viemos de outras encarnações, a partir daí tenho que concordar que com o conhecimento da história, tenho que me incluir como fazendo parte desta e não apenas saber e ignorar um passado que posso ter vivido!


Bom, não tento descobrir em que posição estava, pois posso me assustar realmente, mas que é incrivelmente fascinante o modo como agíamos em diversas fases da nossa evolução humana...não podemos negar! Bom, não indo muito distante, apenas na época em que houve a inquisição( Inquisição é o ato de inquirir, isto é, indagar, investigar, interrogar judicialmente. No caso da Santa Inquisição, significa "questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica". Dessa forma, a Santa Inquisição, também conhecida como Santo Ofício, foi um tribunal eclesiástico criado com a finalidade "oficial" de investigar e punir os crimes contra a fé católica. Na prática, os pagãos representavam uma constante ameaça à autoridade clerical e a Inquisição era um recurso para impor à força a supremacia católica, exterminando todos que não aceitavam o cristianismo nos padrões impostos pela Igreja. Posteriormente, a Santa Inquisição passou a ser utilizada também como um meio de coação, de forma a manipular as autoridades como meio de obter vantagens políticas), em quais papéis nos colocamos?


Mas voltando ao filme Para àqueles que se interessarem pelo assunto, vale a pena conferir o filme, apresentado sem grandes alardes por parte da mídia nacional. Afinal o Brasil é um dos maiores países onde a religião predominante é o catolicismo. Talvez seja também por esta razão que os cinemas não "arriscaram" em divulgá-lo com tanta veemência, como tem feito em outros gêneros. É importante não esquecermos que as informações mencionadas a seguir, estão completamente embasadas no filme.


Martin Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que fora fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero obteve um desequilíbrio emocional. Na verdade, dúvidas que pairavam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.








As 95 Teses de Lutero Logo após a conclusão das 95 teses, Lutero pregou-as pessoalmente na porta da Catedral de Wittemberg. Fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis afixados. Em seguida, os escritos de Martin foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior número de pessoas, inclusive o Papa obteve rápido acesso deste material. Essas teses estavam compostas de algumas dimensões conceituais, conforme vemos abaixo:


" Teses aceitáveis ao Catolicismo


" Teses demagógicas


" Teses que supõem o conceito luterano de justificação "



"Teses que procuram reconhecer o magistério do Papa


" Teses que denotam termos sarcásticos


Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo.


Este é o Filme, não trata-se de um lançamento, mas que vale a pena assistir e conhecer um pouco mais da história que teve grande influência no nosso presente!


AGORA, o REAL Vela pena conhecer! Imaginem um cara desse vivendo na atualidade, como enfrentaria tantas injustiças, a venda da fé? E os pedacinhos do céu ainda continuam a venda???!?!?!?!?!?!?!?! A libertação de todos os nossos pecados? Podemos pecar a vontade, depois compramos a nossa liberdade e ponrto, tudo resolvido, livres de pecados, né?!


Biografia:
Surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo "unicamente pela graça" e aceita "somente pela fé". Aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política. Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!


Lutero nasceu no dia 10 de Novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.



Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.


O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

http://br.youtube.com/watch?v=SzFc7ilM7nw Video


3 comentários:

Juliana Foz disse...

Nossa Theise,
nunca tinha ouvido falar desse filme!! tem na locadora jah?

na próxima oportunidade ...tentarei assistir! =D


Muuuito bom seu blog...gosto de todos os posts

Muitos Beeijos
Juh

Yasminni disse...

Esse filme é o velhinho? Acho eu já assisti, mas realmente Lutero é célebre. Da até pra ir na festa de Lutero, que que se acha Theise? rs
Abraços

Jader disse...

Tantas coisas ainda que não sabemos, que estão aí para serem buscadas, descobertas.

Então você viu o filme? O André me falou de quem ele era a reencarnação, mas não me lembro agora.

Beijos!