domingo, 3 de fevereiro de 2008

Arte

Olá,
um poquinho de diversas artes, pouco divulgadas, conhecidas, mas que surpreendem!

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.


Como as idéias se espalham pelo mundo?Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progresssos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da arqueologia , quando se descobrem objetos de outras civilizações; pela fotografia, a arte passou a ser reproduzida e, nos anos 1890, muitas das revistas internacionais de arte já tinham fotos; pelo rádio e televisão, o rádio foi inventado em 1895 e a televisão em 1926, permitindo que as idéias fossem transmitidas por todo o mundo rapidamente, os estilos de arte podem ser observados, as teorias debatidas e as técnicas compartilhadas: pela imprensa, que foi inventada por Johann Guttenberg por volta de 1450, assim os livros e e arte podiam ser impressos e distribuídos em grande quantidade; pela Internet, alguns artistas colocam suas obras em exposição e podemos pesquisá-las, bem como saber sobre outros estilos.






Artista: José Clemente Orozco (1883-1949)






Um dos mais famosos pintores mexicanos, nasceu em Zapotlán, Jalisco, em 22 de novembro de 1883. Estudou na Escola de Belas Artes, na cidade do México. Contribuiu para recuperar a técnica, o desenho e os temas da pintura em afresco. Seus murais adornam edifícios públicos do México e dos Estados Unidos. Seu estilo sempre vigoroso foi simplificando no decorrer dos anos e tornou-se mais violento e dramático, aproximando-se do expressionismo. Além da pintura mural, Orozco realizou grande número de quadros a óleo, aquarelas e litografias. Morreu no México em 7 de setembro de 1949.






Artista: Hendrik Willem Mesdag (1831-1915)


Pintor holandês que se destacou por suas pinturas marinhas.Seu estilo foi influenciado pelas tradições holandesas do século XVII. Em 1881, Mesdag pintou uma tela panorâmica que retrata uma vila de pescadores, a qual foi colocada em um prédio projetado especialmente para esta pintura na cidade Haia. Aos 35 anos, resolveu estudar pintura em Bruxelas. Mais tarde, vivendo em Haia, ficou conhecido como pintor e rico patrono das artes. Suas telas simples e realistas são encontradas em muitas galerias holandesas.

Um comentário:

Juliana Foz disse...

Theeise,
arte é vida...impossivel viver sem ela!!

Orozco foi um dos melhores artistas de seu tempo....se tratando de afrescos! bela escolha Theise...

Bjaaaum