segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Brasil










Hino nacional







Precisamos descobrir o Brasil!






Escondido atrás das florestas,com a água dos rios no meio,






o Brasil está dormindo, coitado.






Precisamos colonizar o Brasil.
O que faremos importando francesasmuito louras, de pele macia,alemãs gordas, russas nostálgicas paragarçonnettes dos restaurantes noturnos.






E virão sírias fidelíssimas.






Não convém desprezar as japonesas.
Precisamos educar o Brasil.






Compraremos professores e livros,assimilaremos finas culturas,abriremos dancings e subvencionaremos as elites.
Cada brasileiro terá sua casacom fogão e aquecedor elétricos, piscina,salão para conferências científicas.






E cuidaremos do Estado Técnico.
Precisamos louvar o Brasil.






Não é só um país sem igual.






Nossas revoluções são bem maioresdo que quaisquer outras; nossos erros também.






E nossas virtudes?






A terra das sublimes paixões...os Amazonas inenarráveis... os incríveis João-Pessoas...
Precisamos adorar o Brasil.






Se bem que seja difícil caber tanto oceano e tanta solidãono pobre coração já cheio de compromissos...






se bem que seja difícil compreender o que querem esses homens,por que motivo eles se ajuntaram e qual a razão de seus sofrimentos.
Precisamos, precisamos esquecer o Brasil






!Tão majestoso, tão sem limites, tão despropositado,ele quer repousar de nossos terríveis carinhos.






O Brasil não nos quer!






Está farto de nós!






Nosso Brasil é no outro mundo.






Este não é o Brasil.Nenhum Brasil existe.






E acaso existirão os brasileiros?


Carlos Drummond de Andrade















Dados:





Com aproximadamente 187 milhões de habitantes, o Brasil é um país de dimensões continentais. São 8.547.403 km2 que ocupam 47,3% do território da América do Sul, sendo o quinto maior país do mundo. Ao norte faz fronteira com a Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, a noroeste com a Colômbia, a oeste com o Peru e Bolívia, a sudoeste com o Paraguai e Argentina e ao sul com o Uruguai. Equador e Chile são os únicos países do continente sul-americano que não possuem divisas com o Brasil. Exceto por um pequeno número de ilhas, seu território é constituído por uma única e contínua extensão de terras. Os 7.367 mil quilômetros de costa litorânea são banhados pelo Oceano Atlântico. Além disso, esse imenso território é abençoado pela ausência de catástrofes naturais como vulcões, terremotos e furacões. A capital do país, Brasília, é do ponto de vista urbanístico, uma das cidades planejadas mais importantes do mundo.






O País de Riquezas Naturais




Riqueza hídrica:


O Brasil é muito rico em termos hídricos, pois além de possuir inúmeros rios tem segundo maior rio do mundo, o rio Amazonas.
Possui quatro grandes bacias hidrográficas:



Bacia Amazônica:É a maior bacia hidrográfica do mundo, com 3.984.467 km2 em terras brasileiras. O rio Amazonas é o principal com 6.570 km, dos quais 3.165 km situam-se em território brasileiro. Sua largura média é de 4 a 5 km, chegando em alguns trechos a mais de 50 km.



Bacia Tocantins-Araguaia:Maior bacia inteiramente brasileira, ocupando uma área de 803.250 Km2. É a terceira do país em potencial hidrográfico e é navegável em muitos trechos.



Bacia do São Francisco: Sua extensão é de 631.133 km2, equivalendo a 7,5% do território brasileiro. É navegável em cerca de 2.000 Km e tem grande potencial hidrelétrico. Permite a prática de agricultura em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.



Bacia Platina:Formada pelas bacias do Rio Paraná (a mais extensa e com o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil), do Rio Paraguai (com mais de 2000 Km de extensão) e do Rio Uruguai (com 1500 Km de extensão).Há ainda algumas bacias secundárias que se constituem de grandes rios, como os rios Jaguaribe no Ceará; Parnaíba na divisa dos estados do Maranhão do Piauí.; Ribeira de Iguape e rio Paraíba do Sul no estado de São Paulo; Itajaí em Santa Catarina etc.



Riqueza florestal:



O Brasil possui ainda áreas florestadas significativas.
Tem a maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica com mais de 6 milhões de km2 dentro de seu território, ocupando os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e oeste do Maranhão). Esta floresta possui riquezas incalculáveis a se explorar de forma sustentável sendo potencial fornecedora de madeira, ervas medicinais, potencial turístico etc.Na região sudeste encontram-se os últimos trechos da Mata Atlântica, considerada a mais rica floresta do mundo em biodiversidade por km2. Mas devido estar na área mais populosa do país, está sob forte pressão e devastação.





Biodiversidade: O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo.










Um lado positivo do nosso país... Esqueçamos a corrupção, a desigualdade, os rpeconceitos absurdos que ainda prevalecem, a falta de oportunidade, a ignorância,a violência, a miséria e todos os outros demais porblemas existentes no Brasil e vamso pensar em coisas boas que este nos oferece!
Não apenas as festas e os feriados, mas tambem lugares, ocasiões, facilidades e privilégios que encontramos aqui e em outros países seria impossovel.
Exemplo de Lugares...
Bonito MSPantanal de Corumbá MSCataratas de Foz do Iguaçu ,Chapada Diamentina BA,Brasilia DF * Maracanã ;* Cristo Redentor ;* Pantanal;* Lagoa de Furnas;* Rio Amazonas;* Rio São Francisco;* Escadaria da Penha ...
Liberdade de expressão???????? aqui se tem liberdade?
.....ou não?




Um comentário:

Jader disse...

Um país tão rico, em cultura e biodiversidades. Tão rico em sentimentos, que abraça a todos aqueles que o procuram, que recebe de braços abertos todas as culturas mundiais.

Precisamos descobrir o Brasil, não sendo tão patriótico, nem tão ufanista, mas sim, verdadeiros brasileiros.