sábado, 5 de janeiro de 2008

Mudanças



Vida de universitário








Estresse na vida de universitário
Se você acha que vida de estudante universitário é estressante, aqui vai a confirmação oficial: pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revelou que 39% dos estudantes de instituições federais apresentaram crise emocional em algum momento do curso.
O estudo foi realizado junto a 33 mil universitários de 38 universidades federais. A região do Brasil que apresentou maior percentual de estudantes com crise emocional foi a Região Sul, onde 43,1% dos alunos entrevistados afirmaram já ter tido essa espécie de dificuldade. Aqui, no Centro-Oeste, 39,3% dos estudantes já passaram por crise emocional.
A pesquisa da Andifes levantou também os motivos de os alunos universitários apresentarem problemas psicológicos. Na média nacional, o fator dificuldades financeiras ganha disparado de itens como adaptação a novas situações, problemas de aprendizagem e problemas de relacionamento, com 5% das respostas. Os outros fatores receberam entre 2,1% e 3,4% dos votos.
RelacionamentoNo Centro-Oeste, isoladamente, o fator apontado como principal causador dos problemas emocionais dos universitários foi a dificuldade de relacionamento, com 5,3% dos votos.
De acordo com o psicólogo Marcelo Tavares, coordenador do Programa de Promoção da Saúde Integral do Universitário (Psiu), da Universidade de Brasília, e que participou da coleta de dados para a pesquisa da Andifes, apesar de o estudo ter sido feito apenas com estudantes de universidades federais, essa é uma realidade que se vê também nas instituições particulares e que atinge inclusive jovens que ainda não chegaram à fase universitária.
Podemos considerar que os jovens entre 15 e 25 anos, que estão em processo de formação, são um grupo sujeito a alto risco. As mortes nessa faixa etária, por exemplo, acontecem principalmente devido a acidentes automobilísticos, homicídios, suicídios, álcool e drogas. Todos esses comportamentos têm fundo emocional e não são exclusivos de estudantes universitários, ou de estudantes universitários de instituições federais, afirma o psicólogo.
De acordo com Marcelo, muitos dos fatores que aparecem como causadores de crise emocional na pesquisa da Andifes têm fundo acadêmico, mas eles apenas agravam ou fazem aflorar um problema emocional que já existe, como as dificuldades financeiras.
Marcelo Tavares cita como exemplo a realidade da Universidade de Brasília. Segundo ele, cerca de dois terços dos alunos da UnB provêm de famílias com renda salarial entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. É o suficiente para pagar as contas básicas. Nesse caso, logicamente o universitário terá que trabalhar para poder estudar. Isso provoca cansaço, reduz o tempo disponível para se dedicar ao estudo. Se a pessoa não tiver um bom equilíbrio emocional, não aguenta, diz.
Segundo o psicólogo, entre 1,3 mil e 1, 5 mil dos 21 mil alunos da UnB trancam periodicamente o semestre em razão de problemas de saúde.


Fonte: [Jornal de Brasília ]




Estresse? Por que?



Novas experiências, aprender a se virar sozinho, cozinhar, lavar,passar, arrumar, dividir tarefas,conviver com pessoas diferentes, enfrentar novos desafios não vividos até então!
A vida de universitário oferece diversas oportunidades de se aprender e crescer..
Seja 4,5,6 ou mais anos... talvez dependa das Dps. O mundo universitário torna-se uma fase em que é impossivel se esquecer. Além de estar normalmente fazendo um curso que se gosta que irá aprender muito sobre este, você encontrará pessoas que se tornarão parte de sua vida, trabalhos, seminários,provas, colas,discussões, estágios....muito tempo juntos... talvez muito mais tempo do que com a própira familia..
Diversas opiniões, estilos, formas, comportamentos...Na Universidade pode se dizer que é um mundo variado em que poderá ser muito bem aproveitado, basta querer!
muitos entram e saem sem ao menos saber o que é universidade, companherismo, ajudar e ser ajudado diversão, festas e muito estudo, por que não é facul sair da universidade!
Apesar de ter que estudar muito, este mundo se torna muito valioso para o universitário pois é lá, que a pessoa se transforma do adolescente para o adulto, com maiores e intensas responsabilidades a serem seguidas, um mundo novo pela frente e aí, mais um fase a ser iniciada!e muito ainda o que se aprender!

Dedico esta postagem aos meus formandos mais próximo: André , Anderson e Junior e tambem aos que iniciarão a vida universitária: yasminni e Vinicius, que vocês aproveitam tanto quanto eles aproveitaram e que eu estou aproveitando... PARABENS a todos vocês pelas conquistas alcançadas até agora!




CRESCIMENTO É MUDANÇA
Não são muitas as pessoas que já leram o próprio obituário. Alfred Nobel leu. Nobel estava doente já há algum tempo e alguém anunciou falsamente que ele tinha morrido. Imagine sua surpresa quando abriu o jornal de manhã e viu sua morte noticiada!
Ao ler os curtos parágrafos que resumiam sua vida e obra, ficou incomodado ao ver que era mencionado apenas como o homem que inventara a dinamite. A nota descrevia toda a destruição que a invenção causara. Nobel deplorou a idéia de ser lembrado como criador de algo que fora usado para destruir tantas vidas.
Depois de ler o seu obituário, Nobel decidiu mudar sua vida. Dedicou sua vida a um novo ideal: a busca da paz. Hoje, lembramos de Alfred Nobel, não como o inventor da dinamite, mas como o fundador do Prêmio Nobel da Paz.A história de Nobel ilustra uma verdade importante: nunca é tarde demais para mudar o rumo de sua vida. Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos, não estamos realmente vivendo. O crescimento exige uma perda temporária da segurança.
Isso pode significar alterar sua rotina, emprego, relacionamentos, vender ou comprar... A mudança é necessária para o crescimento seja ela de que maneira, em qual lugar em que tempos estiverem!

4 comentários:

Juliana Foz disse...

Theeeise,
ótimo post!!
quem ve pensa que vida de universitário é facil!! num eh nao...hehehehehhe

Muitos beijos

Gabriel disse...

Nossa Theise, vida de universitário.... mata!
vc sabe disso, mas falta pouco já... daqui a pouco já esta acabando.... hehehe

Jader disse...

Realmente, estressar para que? A vida de universitário, apesar de todas as cobranças e pressões, é um dos momentos mais marcantes de nossa vida. Importante momento para entrarmos em contato com novas informações, novas experiências e alargar nossos horizontes, abrir nossa cabeça para novos conceitos, aprender a conviver com as diferenças, principalmente para quem mora fora.

Que saudades da minha época de universitário...

Yasminni disse...

Nada de estresse???
Com tantos sustinho eim Theise...
Beijuuuuuuu

Ah, e vida de cursinho é pior?