segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Preferência




EMAIL X CARTA...







E-mail, correio-e(em Portugal, correio electrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.











A Era tecnologica



O correio eletrônico se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas. Pessoas que estão em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com tal funcionalidade conectados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo.
Observa-se que o correio eletrônico deixa de ser apenas um meio de troca de mensagens entre pessoas para se tornar um grande fator na produtividade das empresas. Grandes empresas estão cada vez mais utilizando o correio eletrônico para desempenhar papéis decisivos em suas negociações. A
Internet pode ser utilizada para tornar a comunicação de funcionários com outros grupos tornando assim mais fácil o trabalho e eliminando mensagens em massa e outras mensagens indesejadas.











Carta é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos
selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.






Tipos de Carta:


Inicialmente, é preciso destacar dois tipos básicos de carta. O primeiro é a correspondência oficial e comercial, que nos é enviada pelos poderes políticos ou por empresas privadas (comunicações de multas de trânsito, mudanças de endereço e telefone, propostas para renovar assinaturas de revistas, etc.). Este tipo de carta caracteriza-se por seguir modelos prontos, em que o remetente só altera alguns dados. Apresentam uma linguagem padronizada (repare que elas são extremamente parecidas, começando geralmente por "Vimos por meio desta...") e normalmente são redigidas na linguagem formal culta. Nesse tipo de correspondência, mesmo que venha assinada por uma pessoa física, o emissor é uma pessoa jurídica (órgão público ou empresa privada), no caso, devidamente representada por um funcionário.





Outro tipo de correspondência é a carta pessoal, que utilizamos para estabelecer contato com amigos, parentes, namorado (a). Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial. Nesse caso o remetente é a própria pessoa que assina a correspondência.




Mesmo com a revolução tecnologica e com ascesso a internet, muitas pessoas não trocam as cartas pelos emails, pois trazem neste um toque de "importo-me contigo", não favorecendo as mensagens encaminhadas, que mesmo que se escolham as pessoas para quem irá mandar, trata-se de pensamentos muito breve direcionados a esta.A carta é a tradução de sentimentos expresso para uma só pessoa. Por não serem todas as pessoas que têm ascesso a comunicação via email assim como não são todos que são alfabetizados( Exemplo: Filme Central do Brasil) as cartas são uma forma de manter contato com os distantes.

3 comentários:

Yasminni disse...

Theise
Se eu te disser que não uso nenhum dos dois qual será sua avaliação sobre o meu caso!
Tão raro um quanto o outro!
Desligada total????????
haha. Beijão

Jader disse...

E-mails são rápidos, modernos e quebram um galho tremendo.

Mas vamos falar a verdade. as cartas possuem um romantismo difícil de superar. Quem não gosta de receber uma carta? Tudo bem, desde que não sejam contas...

Beijos!

Savron disse...

ADORO RECEBER CARTAS^^'
E é como vc disse, da um certo ar de importancia... romantismo... e muitos outros sentimentos que vc não sente com um e-mail que acaba sendo mandado pra mais de uma pessoa com as mesmas palavras...
Carta é uma coisa única...
Por isso é tão especial!
Bjus Tah!
Belas palavras la no coment ^^'!