terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LUTERO

Boa Noite


Estou aqui para comentar sobre um filme que assisti este fim de semana, o qual me surpreendi, pois assim pude confirmar que nada sei, ou que cada vez me aprendo coisas novas, mais fico convicta que muita coisa ainda existe a ser aprendida e nem que ficasse parada o tempo inteiro apenas me informando, não conseguiria. Os mistérios da Humanidade muito me interessam, nossa história, nosso passado, presente e o que será de nós do futuro, o que pensávamos que seríamos hoje em dia, quais eram nossas atitudes , nossos costumes, culturas, nosso moda de viver e agir!

Como acredito que somos seres os quais viemos de outras encarnações, a partir daí tenho que concordar que com o conhecimento da história, tenho que me incluir como fazendo parte desta e não apenas saber e ignorar um passado que posso ter vivido!


Bom, não tento descobrir em que posição estava, pois posso me assustar realmente, mas que é incrivelmente fascinante o modo como agíamos em diversas fases da nossa evolução humana...não podemos negar! Bom, não indo muito distante, apenas na época em que houve a inquisição( Inquisição é o ato de inquirir, isto é, indagar, investigar, interrogar judicialmente. No caso da Santa Inquisição, significa "questionar judicialmente aqueles que, de uma forma ou de outra, se opõem aos preceitos da Igreja Católica". Dessa forma, a Santa Inquisição, também conhecida como Santo Ofício, foi um tribunal eclesiástico criado com a finalidade "oficial" de investigar e punir os crimes contra a fé católica. Na prática, os pagãos representavam uma constante ameaça à autoridade clerical e a Inquisição era um recurso para impor à força a supremacia católica, exterminando todos que não aceitavam o cristianismo nos padrões impostos pela Igreja. Posteriormente, a Santa Inquisição passou a ser utilizada também como um meio de coação, de forma a manipular as autoridades como meio de obter vantagens políticas), em quais papéis nos colocamos?


Mas voltando ao filme Para àqueles que se interessarem pelo assunto, vale a pena conferir o filme, apresentado sem grandes alardes por parte da mídia nacional. Afinal o Brasil é um dos maiores países onde a religião predominante é o catolicismo. Talvez seja também por esta razão que os cinemas não "arriscaram" em divulgá-lo com tanta veemência, como tem feito em outros gêneros. É importante não esquecermos que as informações mencionadas a seguir, estão completamente embasadas no filme.


Martin Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que fora fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero obteve um desequilíbrio emocional. Na verdade, dúvidas que pairavam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.








As 95 Teses de Lutero Logo após a conclusão das 95 teses, Lutero pregou-as pessoalmente na porta da Catedral de Wittemberg. Fiéis da região passaram a ler o que havia nos papéis afixados. Em seguida, os escritos de Martin foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior número de pessoas, inclusive o Papa obteve rápido acesso deste material. Essas teses estavam compostas de algumas dimensões conceituais, conforme vemos abaixo:


" Teses aceitáveis ao Catolicismo


" Teses demagógicas


" Teses que supõem o conceito luterano de justificação "



"Teses que procuram reconhecer o magistério do Papa


" Teses que denotam termos sarcásticos


Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Após seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expansão. Os efeitos do protesto de Lutero perpetuam na sociedade alemã e em todo mundo.


Este é o Filme, não trata-se de um lançamento, mas que vale a pena assistir e conhecer um pouco mais da história que teve grande influência no nosso presente!


AGORA, o REAL Vela pena conhecer! Imaginem um cara desse vivendo na atualidade, como enfrentaria tantas injustiças, a venda da fé? E os pedacinhos do céu ainda continuam a venda???!?!?!?!?!?!?!?! A libertação de todos os nossos pecados? Podemos pecar a vontade, depois compramos a nossa liberdade e ponrto, tudo resolvido, livres de pecados, né?!


Biografia:
Surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo "unicamente pela graça" e aceita "somente pela fé". Aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política. Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!


Lutero nasceu no dia 10 de Novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.



Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.


O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

http://br.youtube.com/watch?v=SzFc7ilM7nw Video


domingo, 27 de janeiro de 2008

Ganância



Apenas a minha indignação a respeitos desses jogadores que são comprados de corpo e alma!

Se vendem não dando o mínimo de valor ao time que o adotou de princípio!


Bom, só pra relatar que fiquei indignada ao ver Denilsom... Adriano... de volta ao Brasil UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU! é o que dizem aqui no Brasil!

mas são( ou eram) excelentes jogadores no Brasil, mas acontece que a ganãncia, o poder, o querer sempre mais nunca estando satisfeito com sua posição seja ela a melhor que for os leva a serem indignos de aplausos ao meu ver!

Quando "não servem mais" para os extrangeiros pq deixam de jogar todo o futebol aprendido no Brasil, voltam... e voltam pra que? Pra tentar ganhar mais um pouco...ou talvez tentar releembrar como se joga o chamado "futebol arte".


Onde estão os valores éticos e morais ensinados por nossos pais ou responsáveis?Todos devem buscar sempre o seu melhor, mas não ultrapassando os limites de si próprio;

Pode-se passar por cima de tudo em busca apenas para realização dos prazeres egóicos?


Breve significado de ganância:

Ganância é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos




Sugestões: Ganãncia no Mercado Financeiro Os preços movimentam-se para cima ou para baixo por causa de dois sentimentos impregnados no mercado financeiro: Ganância e Medo. O preço sobe devido à ganância dos compradores e medo dos vendedores. O preço cai por causa da ganância dos vendedores e medo dos compradores. http://www.daltonvieira.com/2007/09/princpios-essenciais.html

Dalton Vieira


Petrobras e Skanska: usurpação, ganância, destruição, desrespeito, irresponsabilidade, desmandos, enganação... http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/400997.shtml


Pura ganância.O Brasil não é o país do futebol ou do samba,é o país dos impostos desnecessários



As causas da ganância
Gula 12/07/2007 13:44
"Cada pai de família vai procurar no mercado aquilo de que tem necessidade para si e os seus. Tira o que precisa sem que seja exigido dele nem dinheiro nem troca. Jamais se recusa alguma coisa aos pais de família. A abundância sendo extrema, em todas as coisas, não se teme que alguém tire além de sua necessidade. De fato, aquele que tem a certeza de que nada faltará jamais, não procurará possuir mais do que é preciso. O que torna, em geral, os animais cúpidos e rapaces é o temor das privações no futuro. No homem em particular, existe uma outra causa de avareza - o orgulho, que o excita a ultrapassar em opulência os seus iguais e a deslumbrá-los pelo aparato de um luxo supérfluo. Mas as instituições utopianas tornam este vício impossível." Thomas More, Utopia
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/07/387760.shtml


Ganancia Descontrola o Mundo !Por ricardo antonio filgueiras 10/07/2007 às 16:24
É triste é muito triste assistirmos a degradação que o planeta terra vem sendo explorado de maneira vilmente criminosa!
Ganância Descontrola o Mundo. Por Ricardo Antonio Filgueiras. É triste é muito triste assistirmos a degradação que o planeta terra vem sendo explorado de maneira vilmente e criminosa na forma degradante por homens que se puseram a dirigir politicamente socialmente e industrialmente, esses homens estão devastando tudo a sua frente e em sua volta sem sequer ter a consciência do amanha com os futuros colonos planetários que irão nascer na terra gerações adiante, a ganância é tanta que não enxergam um palmo se quer e ainda levam as massas de manobra em sua maioria a utilizarem os pensamentos e suas inteligência voltada para o consumo ganancioso e assim poderem não raciocinar o caos que terão a frente, se nós não mudarmos o comportamento e pensamentos na atitude que hoje é praticada e se não impedimos a essa exploração descontrolada dada pela ganância sem o devido controle na exploração, todos iremos pagar ainda um alto preço pela devastação que já vem sofrendo o planeta, fizeram o desrespeito descontrolando todo o meio ambiente em que vivemos.
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/07/387760.shtml



quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

FAMA E VIDA

Não é de hoje que surjem escândalos e mais escândalos na vida dos famosos...

Saber lidar com a fama, realmente não deve ser facul, tantas facilidades, dinheiro, bebidas, dorgas, e todas as formas de mordomia... Para quem não está ou nunca esteve acostumado com isso;;deve ser dificul mesmo.. O limite, o controle está exatamente em cada um, por isso cada pessoa encara de uma forma as dificuldades da fama. Assim como em outros cargos profissionais a disputa, inveja e a sensação de estarem" pisando em sua cabeça", segundo atores e atrizes, existe e as vezes bem evidente.


*Mas como lidar com a fama? Será que nenhum ator Hollyoodano resolveu escrever um livro com essa idéia? Seria um best-seller....


Ontem,22 Hollywood perdeu um ator sensacional, considerado um dos melhores por vários outros atores de hollywood. Heath Ledger, 28 anos, encontrado morto em seu apartamento, em Nova York, nesta terça-feira. Muita polêmica em torno do caso. Hipoteses de suicidio surgiram, mas que a familia desmente.. Muitas hipoteses surgiram daqui pra frente até que seja revelado a verdade! Chegou a ser c0mparado a Marlon Brando.




A verdade é que dificil acreditar que alguém tinha motivos suficientes para por fim em sua propria vida!
Consequencias do Suicidio:
"As conseqüências do suicídio são as mais diversas. Não há penalidades fixadas e em todos os casos elas são sempre relativas às causas que o produziram. Mas uma conseqüência a que o suicida não pode escapar é o desapontamento. De resto, a sorte não é a mesma para todos, dependendo das circunstâncias. Alguns expiam sua falta imediatamente, outros numa nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam." (resposta dos Espíritos à pergunta 957 de O Livro dos Espíritos).
A observação mostra, com efeito, que as conseqüências do suicídio não são sempre as mesmas. Há, porém, as que são comuns a todos os casos de morte violenta, as que decorrem da interrupção brusca da vida. É primeiro a persistência mais prolongada e mais tenaz do laço que liga o Espírito e o corpo, porque esse laço está quase sempre em todo o seu vigor no momento em que foi rompido, enquanto na morte natural se enfraquece gradualmente e em geral até mesmo se desata antes da extinção completa da vida. As conseqüências desse estado de coisas são o prolongamento da perturbação espírita, seguido da ilusão que, durante um tempo mais ou menos longo, faz o Espírito acreditar que ainda se encontra no número dos vivos.
A religião, a moral, todas as Filosofias condenam o suicídio como contrário à lei natural. Todas nos dizem, em princípio, que não se tem o direito de abreviar voluntariamente a vida. Mas por que não se terá esse direito? Por que não se é livre de por um termo aos próprios sofrimentos? Estava reservado ao Espiritismo demonstrar, pelo exemplo dos que sucumbiram, que o suicídio não é apenas uma falta como infração a uma moral, consideração que pouco importa para certos indivíduos, mas um ato estúpido, pois que nada ganha quem o pratica e até pelo contrário. Não é pela teoria que ele nos ensina isso, mas pelos próprios fatos que coloca sob os nossos olhos. (Allan Kardec).



*Talvez não tenha sido isso que aconteceu, mas que cada perda é irreparavel , isso é... para nós simples telespectadores imagina para familia e amigos... Qual será o verdadeiro valor da vida?


Mas voltando a FAMA mostrarei uma lista dos que não souberam lidar com a fama!


BRITNEY SPEARS A princesinha do pop começou a carreira aos oito anos no programa Clube do Mickey. A cantora não soube lidar muito bem com a fama e hoje enfrenta graves problemas com bebidas e drogas, além de ter revelado que sofre de bulimia desde os 16.



Michael Jackson
Com cinco anos ele já fazia sucesso no grupo Jackson Five ao lado dos irmãos. Depois da superexposição, o astro desfigurou seu rosto e foi acusado de pedofilia


Drew Barrymore
Aos sete anos ela fez sucesso no filme ET e embarcou precocemente no mundo das drogas, bebidas e sexo. Depois da má fase, ela se reergueu e hoje é uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood

Macaulay Culkin
Ele ganhou destaque no mundo todo como o esperto garoto de Esqueceram de Mim, aos dez anos - e nunca mais conseguiu o mesmo sucesso. Mais tarde, afastado das telas, ele foi preso por posse de drogas




Lindsay Lohan
A atriz estreou no cinema aos 12 e protagonizou vários filmes adolescentes. Com a fama, ela começou a frequentar noitadas e se envolveu com bebidas, drogas e outros escândalos


Haley Joel Osment
Sucesso com o filme Sexto Sentido aos onze anos e protagonista de outros papéis importantes, o ator foi pego com drogas e dirigindo alcoolizado no ano passado. Ele já fez reabilitação


Cristina Ricci
Ela surgiu nas telas aos dez anos e é considerada uma das atrizes mais talentosas de sua geração. Aos 15 anos, com o divórcio dos pais, começou a engordar e sofreu sérios problemas com a anorexia

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Preferência




EMAIL X CARTA...







E-mail, correio-e(em Portugal, correio electrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.











A Era tecnologica



O correio eletrônico se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas. Pessoas que estão em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com tal funcionalidade conectados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo.
Observa-se que o correio eletrônico deixa de ser apenas um meio de troca de mensagens entre pessoas para se tornar um grande fator na produtividade das empresas. Grandes empresas estão cada vez mais utilizando o correio eletrônico para desempenhar papéis decisivos em suas negociações. A
Internet pode ser utilizada para tornar a comunicação de funcionários com outros grupos tornando assim mais fácil o trabalho e eliminando mensagens em massa e outras mensagens indesejadas.











Carta é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos
selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.






Tipos de Carta:


Inicialmente, é preciso destacar dois tipos básicos de carta. O primeiro é a correspondência oficial e comercial, que nos é enviada pelos poderes políticos ou por empresas privadas (comunicações de multas de trânsito, mudanças de endereço e telefone, propostas para renovar assinaturas de revistas, etc.). Este tipo de carta caracteriza-se por seguir modelos prontos, em que o remetente só altera alguns dados. Apresentam uma linguagem padronizada (repare que elas são extremamente parecidas, começando geralmente por "Vimos por meio desta...") e normalmente são redigidas na linguagem formal culta. Nesse tipo de correspondência, mesmo que venha assinada por uma pessoa física, o emissor é uma pessoa jurídica (órgão público ou empresa privada), no caso, devidamente representada por um funcionário.





Outro tipo de correspondência é a carta pessoal, que utilizamos para estabelecer contato com amigos, parentes, namorado (a). Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial. Nesse caso o remetente é a própria pessoa que assina a correspondência.




Mesmo com a revolução tecnologica e com ascesso a internet, muitas pessoas não trocam as cartas pelos emails, pois trazem neste um toque de "importo-me contigo", não favorecendo as mensagens encaminhadas, que mesmo que se escolham as pessoas para quem irá mandar, trata-se de pensamentos muito breve direcionados a esta.A carta é a tradução de sentimentos expresso para uma só pessoa. Por não serem todas as pessoas que têm ascesso a comunicação via email assim como não são todos que são alfabetizados( Exemplo: Filme Central do Brasil) as cartas são uma forma de manter contato com os distantes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Cont. Brasil

FERIADOS

O Brasil é um país muito diverso, tanto em sua cultura, raça, formas, ecologicamente, religiosamente entre outras diversidades.


Um aspecto muito comum no Brasil são as festas... feriados e muito mais!

Citarei alguns feriados que acotnecem no Brasil e seus estados...






Estes são apenas os feriados nacionais.... Ainda tem os estaduais que no caso do estado de Sp podemos citar o 9 de Julho- Revolução Constitucionalista de 1932 e ainda todos os feriados municipais, como Santo Protetor e Aniversário da Cidade.

E não podemos deixar de citar o Carnaval que é um feriado brasileiro tão apreciado tanto pelos filhos da terra quanto pelos extrangeiros. Alias os extrangeiros adoram o Brasil, mas será que a idéia que eles fazem do nosso país é a mesma que fazemos deste? Os filmes extrangeiros do Brasil não mostram a nossa realide como gostaríamos como por exemplo o filme Turista que mostra o transplante de orgãos. E a visão dos turista do nosso carnaval? o que será que passamos para eles? Muita gente sambando, rindo, bebendo, se drogando?

Essa é a nossa realidade que gostaríamos de mostrar aos outros?

Qual o sentido do carnaval?

É apenas um feriado? como você comemora o carnaval? será que há influência da mídia? apelação?... Pense nisso!



segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Brasil










Hino nacional







Precisamos descobrir o Brasil!






Escondido atrás das florestas,com a água dos rios no meio,






o Brasil está dormindo, coitado.






Precisamos colonizar o Brasil.
O que faremos importando francesasmuito louras, de pele macia,alemãs gordas, russas nostálgicas paragarçonnettes dos restaurantes noturnos.






E virão sírias fidelíssimas.






Não convém desprezar as japonesas.
Precisamos educar o Brasil.






Compraremos professores e livros,assimilaremos finas culturas,abriremos dancings e subvencionaremos as elites.
Cada brasileiro terá sua casacom fogão e aquecedor elétricos, piscina,salão para conferências científicas.






E cuidaremos do Estado Técnico.
Precisamos louvar o Brasil.






Não é só um país sem igual.






Nossas revoluções são bem maioresdo que quaisquer outras; nossos erros também.






E nossas virtudes?






A terra das sublimes paixões...os Amazonas inenarráveis... os incríveis João-Pessoas...
Precisamos adorar o Brasil.






Se bem que seja difícil caber tanto oceano e tanta solidãono pobre coração já cheio de compromissos...






se bem que seja difícil compreender o que querem esses homens,por que motivo eles se ajuntaram e qual a razão de seus sofrimentos.
Precisamos, precisamos esquecer o Brasil






!Tão majestoso, tão sem limites, tão despropositado,ele quer repousar de nossos terríveis carinhos.






O Brasil não nos quer!






Está farto de nós!






Nosso Brasil é no outro mundo.






Este não é o Brasil.Nenhum Brasil existe.






E acaso existirão os brasileiros?


Carlos Drummond de Andrade















Dados:





Com aproximadamente 187 milhões de habitantes, o Brasil é um país de dimensões continentais. São 8.547.403 km2 que ocupam 47,3% do território da América do Sul, sendo o quinto maior país do mundo. Ao norte faz fronteira com a Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, a noroeste com a Colômbia, a oeste com o Peru e Bolívia, a sudoeste com o Paraguai e Argentina e ao sul com o Uruguai. Equador e Chile são os únicos países do continente sul-americano que não possuem divisas com o Brasil. Exceto por um pequeno número de ilhas, seu território é constituído por uma única e contínua extensão de terras. Os 7.367 mil quilômetros de costa litorânea são banhados pelo Oceano Atlântico. Além disso, esse imenso território é abençoado pela ausência de catástrofes naturais como vulcões, terremotos e furacões. A capital do país, Brasília, é do ponto de vista urbanístico, uma das cidades planejadas mais importantes do mundo.






O País de Riquezas Naturais




Riqueza hídrica:


O Brasil é muito rico em termos hídricos, pois além de possuir inúmeros rios tem segundo maior rio do mundo, o rio Amazonas.
Possui quatro grandes bacias hidrográficas:



Bacia Amazônica:É a maior bacia hidrográfica do mundo, com 3.984.467 km2 em terras brasileiras. O rio Amazonas é o principal com 6.570 km, dos quais 3.165 km situam-se em território brasileiro. Sua largura média é de 4 a 5 km, chegando em alguns trechos a mais de 50 km.



Bacia Tocantins-Araguaia:Maior bacia inteiramente brasileira, ocupando uma área de 803.250 Km2. É a terceira do país em potencial hidrográfico e é navegável em muitos trechos.



Bacia do São Francisco: Sua extensão é de 631.133 km2, equivalendo a 7,5% do território brasileiro. É navegável em cerca de 2.000 Km e tem grande potencial hidrelétrico. Permite a prática de agricultura em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.



Bacia Platina:Formada pelas bacias do Rio Paraná (a mais extensa e com o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil), do Rio Paraguai (com mais de 2000 Km de extensão) e do Rio Uruguai (com 1500 Km de extensão).Há ainda algumas bacias secundárias que se constituem de grandes rios, como os rios Jaguaribe no Ceará; Parnaíba na divisa dos estados do Maranhão do Piauí.; Ribeira de Iguape e rio Paraíba do Sul no estado de São Paulo; Itajaí em Santa Catarina etc.



Riqueza florestal:



O Brasil possui ainda áreas florestadas significativas.
Tem a maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica com mais de 6 milhões de km2 dentro de seu território, ocupando os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e oeste do Maranhão). Esta floresta possui riquezas incalculáveis a se explorar de forma sustentável sendo potencial fornecedora de madeira, ervas medicinais, potencial turístico etc.Na região sudeste encontram-se os últimos trechos da Mata Atlântica, considerada a mais rica floresta do mundo em biodiversidade por km2. Mas devido estar na área mais populosa do país, está sob forte pressão e devastação.





Biodiversidade: O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo.










Um lado positivo do nosso país... Esqueçamos a corrupção, a desigualdade, os rpeconceitos absurdos que ainda prevalecem, a falta de oportunidade, a ignorância,a violência, a miséria e todos os outros demais porblemas existentes no Brasil e vamso pensar em coisas boas que este nos oferece!
Não apenas as festas e os feriados, mas tambem lugares, ocasiões, facilidades e privilégios que encontramos aqui e em outros países seria impossovel.
Exemplo de Lugares...
Bonito MSPantanal de Corumbá MSCataratas de Foz do Iguaçu ,Chapada Diamentina BA,Brasilia DF * Maracanã ;* Cristo Redentor ;* Pantanal;* Lagoa de Furnas;* Rio Amazonas;* Rio São Francisco;* Escadaria da Penha ...
Liberdade de expressão???????? aqui se tem liberdade?
.....ou não?




sábado, 5 de janeiro de 2008

Mudanças



Vida de universitário








Estresse na vida de universitário
Se você acha que vida de estudante universitário é estressante, aqui vai a confirmação oficial: pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revelou que 39% dos estudantes de instituições federais apresentaram crise emocional em algum momento do curso.
O estudo foi realizado junto a 33 mil universitários de 38 universidades federais. A região do Brasil que apresentou maior percentual de estudantes com crise emocional foi a Região Sul, onde 43,1% dos alunos entrevistados afirmaram já ter tido essa espécie de dificuldade. Aqui, no Centro-Oeste, 39,3% dos estudantes já passaram por crise emocional.
A pesquisa da Andifes levantou também os motivos de os alunos universitários apresentarem problemas psicológicos. Na média nacional, o fator dificuldades financeiras ganha disparado de itens como adaptação a novas situações, problemas de aprendizagem e problemas de relacionamento, com 5% das respostas. Os outros fatores receberam entre 2,1% e 3,4% dos votos.
RelacionamentoNo Centro-Oeste, isoladamente, o fator apontado como principal causador dos problemas emocionais dos universitários foi a dificuldade de relacionamento, com 5,3% dos votos.
De acordo com o psicólogo Marcelo Tavares, coordenador do Programa de Promoção da Saúde Integral do Universitário (Psiu), da Universidade de Brasília, e que participou da coleta de dados para a pesquisa da Andifes, apesar de o estudo ter sido feito apenas com estudantes de universidades federais, essa é uma realidade que se vê também nas instituições particulares e que atinge inclusive jovens que ainda não chegaram à fase universitária.
Podemos considerar que os jovens entre 15 e 25 anos, que estão em processo de formação, são um grupo sujeito a alto risco. As mortes nessa faixa etária, por exemplo, acontecem principalmente devido a acidentes automobilísticos, homicídios, suicídios, álcool e drogas. Todos esses comportamentos têm fundo emocional e não são exclusivos de estudantes universitários, ou de estudantes universitários de instituições federais, afirma o psicólogo.
De acordo com Marcelo, muitos dos fatores que aparecem como causadores de crise emocional na pesquisa da Andifes têm fundo acadêmico, mas eles apenas agravam ou fazem aflorar um problema emocional que já existe, como as dificuldades financeiras.
Marcelo Tavares cita como exemplo a realidade da Universidade de Brasília. Segundo ele, cerca de dois terços dos alunos da UnB provêm de famílias com renda salarial entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. É o suficiente para pagar as contas básicas. Nesse caso, logicamente o universitário terá que trabalhar para poder estudar. Isso provoca cansaço, reduz o tempo disponível para se dedicar ao estudo. Se a pessoa não tiver um bom equilíbrio emocional, não aguenta, diz.
Segundo o psicólogo, entre 1,3 mil e 1, 5 mil dos 21 mil alunos da UnB trancam periodicamente o semestre em razão de problemas de saúde.


Fonte: [Jornal de Brasília ]




Estresse? Por que?



Novas experiências, aprender a se virar sozinho, cozinhar, lavar,passar, arrumar, dividir tarefas,conviver com pessoas diferentes, enfrentar novos desafios não vividos até então!
A vida de universitário oferece diversas oportunidades de se aprender e crescer..
Seja 4,5,6 ou mais anos... talvez dependa das Dps. O mundo universitário torna-se uma fase em que é impossivel se esquecer. Além de estar normalmente fazendo um curso que se gosta que irá aprender muito sobre este, você encontrará pessoas que se tornarão parte de sua vida, trabalhos, seminários,provas, colas,discussões, estágios....muito tempo juntos... talvez muito mais tempo do que com a própira familia..
Diversas opiniões, estilos, formas, comportamentos...Na Universidade pode se dizer que é um mundo variado em que poderá ser muito bem aproveitado, basta querer!
muitos entram e saem sem ao menos saber o que é universidade, companherismo, ajudar e ser ajudado diversão, festas e muito estudo, por que não é facul sair da universidade!
Apesar de ter que estudar muito, este mundo se torna muito valioso para o universitário pois é lá, que a pessoa se transforma do adolescente para o adulto, com maiores e intensas responsabilidades a serem seguidas, um mundo novo pela frente e aí, mais um fase a ser iniciada!e muito ainda o que se aprender!

Dedico esta postagem aos meus formandos mais próximo: André , Anderson e Junior e tambem aos que iniciarão a vida universitária: yasminni e Vinicius, que vocês aproveitam tanto quanto eles aproveitaram e que eu estou aproveitando... PARABENS a todos vocês pelas conquistas alcançadas até agora!




CRESCIMENTO É MUDANÇA
Não são muitas as pessoas que já leram o próprio obituário. Alfred Nobel leu. Nobel estava doente já há algum tempo e alguém anunciou falsamente que ele tinha morrido. Imagine sua surpresa quando abriu o jornal de manhã e viu sua morte noticiada!
Ao ler os curtos parágrafos que resumiam sua vida e obra, ficou incomodado ao ver que era mencionado apenas como o homem que inventara a dinamite. A nota descrevia toda a destruição que a invenção causara. Nobel deplorou a idéia de ser lembrado como criador de algo que fora usado para destruir tantas vidas.
Depois de ler o seu obituário, Nobel decidiu mudar sua vida. Dedicou sua vida a um novo ideal: a busca da paz. Hoje, lembramos de Alfred Nobel, não como o inventor da dinamite, mas como o fundador do Prêmio Nobel da Paz.A história de Nobel ilustra uma verdade importante: nunca é tarde demais para mudar o rumo de sua vida. Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos, não estamos realmente vivendo. O crescimento exige uma perda temporária da segurança.
Isso pode significar alterar sua rotina, emprego, relacionamentos, vender ou comprar... A mudança é necessária para o crescimento seja ela de que maneira, em qual lugar em que tempos estiverem!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Filme






A LUTA PELA ESPERANÇA















Sinopse
O filme mostra a história do boxeador Jim Braddock (Russell Crowe) que, em um EUA assolado pela Depressão Econômica, em 1935, torna-se um herói nacional ao combater Max Baer (Craig Bierko) em uma luta que dirou 15 rounds.


Informações Técnicas: Título no Brasil: A Luta Pela EsperançaTítulo Original: Cinderella ManPaís de Origem: EUAGênero: DramaTempo de Duração: 144 minutosAno de Lançamento: 2005Estréia no Brasil: 02/09/2005Site Oficial: http://www.cinderellamanmovie.comEstúdio/Distrib.: Buena VistaDireção: Ron Howard







Elenco:Russell Crowe .... Jim Braddock Renée Zellweger .... Mae Braddock Paul Giamatti .... Joe Gould Craig Bierko .... Max Baer entre outros.



Trata-se de um filme baseado em fatos reais. Vividos após a depressão da quebra da bolsa de NY em 1929. Uma catastrofe que assolou o mundo. A chamada "Grande DEpressão'' trouxe miséria e tristeza.
A luta por melhores condiçoes em meio a pobreza, a falta de emprego e todas as outras necessidade fizeram deste lutador um herói, de superação e esperança!
Um filme que tras história envolvido com muita coragem, força e sempre esperança!








Título Original: Sweet November
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/2001


Sinopse: Refilinagein da versão de 1968, Doce Novembro é um filme sobre o poder do amor de causar mudanças nas pessoas que se entregam ao sentimento. Dirigido por Pat O'Connor (Círculo de Paixões) traz de volta às telas o casal de Advogado do Diabo, Charlize Theron (O Enigma do Espaço) e Keanu Reeves (Matriz).Nelson Moss (Reeves) é uin publicitário ivoj kaholic que não tem tempo para nada, nem ao menos para sorrir. Vive em função de suas campanhas e dos clientes que pode conseguir arrancar da concorrência, tanto que deixou vencer sua carteira de habilitação e só vai renová la depois que seus colegas o convencem dos problemas que circular com a carta vencida podem causar.Quando vai fazer a prova para renovar a habilitação, Nelson pede cola para uma moça sentada a seu lado e o inspetor recolhe o teste dela obrigando a a aguardar um mês até a próxima tentativa. Essa mulher é Sara Deever (Charlize).Sara é jovem e bonita, de bem com a vida, sorridente e encantadora, o oposto de Nelson. Para recompensá la da prova perdida ele oferece dinheiro que compensasse o que ela poderia ganhar num mês, mas ela recusa.Porém, Nelson não está livre da desmiolada Sara. Ela aparece sem mais nem menos cobrando urna carona, afinal está sem sua carta. Os dois acabam por ficar amigos e ela surge com urna inesperada ,; estranha proposta: passariam juntos o mês de novembro, nem um dia a mais, nem um a menos, e ela mudaria a vida dele para sempre.No início Nelson fica com um pé atrás, como poderia largar sua carreira assim, por uma mulher que nem conhece? Mas o destino se encarrega de solucionar essa questão. Devido a uma apresentação nada convencional feita a um cliente que sua agência estava prospectando, Nelson é demitido.Por não conseguir tirar a moça da cabeça nem por um minuto, ele decide aceitar a proposta e passar um mês ao lado dela. Durante o tempo que ficam juntos, Nelson aprende o real significado da palavra viver e um forte sentimento surge entre ambos.Sara não é nada aberta, nunca fala de sua vida e nem da família. Nelson descobre, seln querer, que ela sofre de um terrível tipo de doença e por isso age dessa maneira, afastando os homens após um curto período de relacionamento.



Apesar de ser considerado Drama, este filme trata-se de um romance envolvente e adorável.

Devido a turbulência da vida cotidiana deixamos de fazer muitas coisas como parar para observar pessoas ao nosso redor que podem ser encantadoras. Pessoas que podem deixar de fazer parte de sua vida pelos simples fato de não dedicarmos o nosso tempo. O Medo do envolvimento é bem refletido neste filme, o medo de nossas mazelas passadas, as mágoas criadas que podemos resolver e deixamos que virem ódio, raiva e que podem produzir enfermidades somáticas em nosso corpo.

Um filme doce como seu título, leve e tocante...! Atuação encantadora!


Luis Fernando Verissimo
"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda." (O Gigolô das palavras).


Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone.




BIBLIOGRAFIA :
Algumas Crônicas e Contos:

- A Grande Mulher Nua (7)- Amor brasileiro (7)- Aquele Estranho Dia que Nunca Chega (2)- A Mãe de Freud (1)- A Mãe de Freud (1) (ed. de bolso)- A Mesa Voadora (6)- A Mulher do Silva (1)- As Cobras (1)- A velhinha de Taubaté (1)- A versão dos afogados – Novas comédias da vida pública (1)- Comédias da Vida Privada (1)- Comédias da Vida Privada (1) (ed. de bolso)- Comédias da Vida Pública (1)...

Veja mais: http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp













Mãe é foda -----------LuísFernando Veríssimo.



Mãe: Alô?


Filha: Mãe? Posso deixar os meninos contigo hoje à noite?


Mãe: Vai sair?


Filha: Vou.


Mãe: Com quem? Filha: Com um amigo.


Mãe: Não entendo porque você se separou do teu marido, um homem tão bom...


Filha: Mãe! Eu não me separei dele! ELE que se separou de mim!


Mãe: É... você me perde o marido e agora fica saindo por aí com qualquer um...


Filha: Eu não saio por aí com qualquer um. Posso deixar os meninos?


Mãe: Eu nunca deixei vocês com a minha mãe, para sair com um homem que não fosse teu pai! Filha: Eu sei, mãe. Tem muita coisa que você fez que eu não faço!


Mãe: O que você tá querendo dizer?


Filha: Nada! Só quero saber se posso deixar os meninos.


Mãe: Vai passar a noite com o outro? E se teu marido ficar sabendo?


Filha: Meu EX-marido!! Não acho que vai ligar muito, não deve ter dormido uma noite sozinho desde a separação!


Mãe: Então você vai dormir com o vagabundo!


Filha: Não é um vagabundo!!!


Mãe: Um homem que fica saindo com uma divorciada com filhos só pode ser um vagabundo, um aproveitador!


Filha: Não vou discutir, mãe. Deixo os meninos ou não?


Mãe: Coitados... Com uma mãe assim...


Filha: Assim como?


Mãe: Irresponsável! Inconseqüente! Por isso teu marido te deixou! Filha: CHEGA!!!


Mãe: Ainda por cima grita comigo! Aposto que com o vagabundo que tá saindo contigo você não grita.


Filha: Agora tá preocupada com o vagabundo?


Mãe: Eu não disse que era vagabundo!? Percebi de cara! Filha: Tchau!!


Mãe: Espera, não desliga! A que horas vai trazer os meninos?


Filha: Não vou. Não vou levar os meninos, também agora não vou mais sair!


Mãe: Não vai sair? Vai ficar em casa? E você acha o que, que o príncipe encantado vai bater na tua porta? Uma mulher na tua idade, com dois filhos, Pensa que é fácil encontrar marido? Se deixar passar mais dois anos, aí sim que vai ficar sozinha a vida toda! Depois não vai dizer que não avisei! Eu acho um absurdo, na tua idade você ainda precisar que EU te empurre para sair!





(Luis Fernando Veríssimo)

Senha do caixa eletrônico

SE UM LADRAO TE SEQUESTRAR, NUM SEQUESTRO-RELAMPAGO, E TE LEVAR A UM CAIXA ELETRONICO PARA TE FAZER SACAR DINHEIRO... VOCE DEVE TECLAR SUA SENHA, MAS DE MANEIRA INVERTIDA !!! POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VC TECLA 4321.
O CAIXA VAI TE DAR O DINHEIRO, MAS VAI AVISAR A POLICIA, POIS DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA ACIONA O MECANISMO DE EMERGENCIA!!!
POR FAVOR, PASSE A TODOS, ISSO E MUITO IMPORTANTE E A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NAO SABE DISSO.

Jung


Jung e as Mandalas


Foi Jung quem nos chamou a atenção desses desenhos circulares percebido por ele enquanto estudava religião Oriental. Ele percebeu que seus clientes experienciavam estas imagens circulares como "movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a idéia de um refúgio seguro, de recociliação interna e inteireza". Para Jung as mandalas são vasos ou embarcações na qual nós projetamos nossa psique que retorna a nós como um caminho de restauração. Ele reconheceu que figuras arquetípicas (símbolos universais) de várias culturas podiam ser identificados nesta expressão espontânea do inconsciente. Os círculos são universalmente associados com meditação, cura e o sagrado que podem funcionar como chaves para os mistérios de nosso reino interior, que se usados para esta finalidade podem nos levar de encontro com os mistérios de nossa alma.
A mistura da ciência com o misticismo, o espiritual.O Oriente com o ocidente. O Objetivo da mandala seja por quem ou qual o local a ser estudada é o mesmo, a integração´pessoal, sua evoluçaõ e auto-conhecimento.

Mandalas

A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico" , um círculo de energia. A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas. A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular separando-o do restante do Todo. Este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.

Dalai Lama

Ensinamentos: A Medicina do Altruísmo

No Tibet nós dizemos que muitas doenças podem ser curadas pela medicina do amor e da compaixão. O amor e a compaixão são a base estrutural da felicidade humana e a sua necessidade se encontra no núcleo de nosso ser. Infelizmente há muito tempo o amor e a compaixão vêm sendo omitidos das esferas de interação social. Atualmente estes valores são vividos na família e no lar, e seu uso na vida pública é considerado impraticável e até ingênuo. Isto é trágico. No meu ponto de vista, a prática da compaixão não é simplesmente um sintoma de idealismo não realista, mas o caminho mais eficiente de dedicar-se com afinco aos interesses dos outros do mesmo modo como nos dedicamos aos nossos. Quanto mais nós — como uma nação, um grupo ou indivíduos — dependermos um dos outros, maior deverá ser o interesse em assegurarmos o bem estar uns dos outros.
Praticar o altruísmo é a real fonte de compromisso e cooperação; somente reconhecer a nossa necessidade de harmonia não é o suficiente. Uma mente comprometida com a compaixão é como um reservatório que está transbordando — é uma fonte constante de energia, determinação e bondade. É como uma semente; quando cultivada germina muitas outras boas qualidades, tais como o perdão, a tolerância, a força interna e a confiança para superar o medo e a insegurança. A mente de compaixão é como um elixir; é capaz de transformar uma má situação em uma situação benéfica. Conseqüentemente, nós não devemos limitar nossa expressão de amor e compaixão à nossa família e amigos. A compaixão não é somente uma responsabilidade do sacerdócio, da medicina e de trabalhadores sociais. É o empreendimento necessário em todas as esferas da comunidade humana.
Se um conflito se encontra no campo da política, negócios ou religião, a abordagem altruísta é freqüentemente o único meio de resolvê-lo. Às vezes os muitos conceitos que usamos para mediar uma disputa são os mesmos que causaram o problema. Nesse caso, quando uma resolução parece ser impossível, ambos os lados deveriam recordar da natureza humana básica que as une. Isto ajudará a quebrar o impasse e em longo prazo, ficará mais fácil para que todos alcancem seu objetivo. Embora nenhum lado possa ficar inteiramente satisfeito, se ambos fizerem concessões, no mínimo, o perigo de um conflito adicional estará prevenido. Nós sabemos que esta forma de acordo é a maneira mais eficaz de resolver problemas — por que, então, nós não a usamos mais freqüentemente?
Quando eu levo em consideração a falta da cooperação na sociedade humana, eu concluo que ela se origina na ignorância de nossa natureza interdependente. Eu sou freqüentemente comovido pelo exemplo dos pequenos insetos, como as abelhas. A lei da natureza dita que as abelhas trabalhem juntas a fim de sobreviver. Como conseqüência, elas possuem um sentido instintivo de responsabilidade social. Elas não têm nenhuma constituição, leis, polícia, religião ou treinamento moral, mas por causa de sua natureza trabalham fielmente juntas. Ocasionalmente elas lutam, mas no geral a colônia inteira sobrevive baseada na cooperação. Os seres humanos, ao contrário, têm constituições, amplos sistemas legais e forças policiais; nós temos religião, uma inteligência notável e um coração com grande capacidade de amar. Mas apesar de termos muitas qualidades extraordinárias, na prática ficamos para trás em relação àqueles insetos pequenos; de alguma forma, eu sinto que nós somos mais pobres do que as abelhas.
Por exemplo, milhões de pessoas vivem juntas em cidades grandes por todo o mundo, mas apesar desta proximidade muitos são sós. Alguns não têm nem mesmo um ser humano com quem compartilhar seus sentimentos mais profundos e vivem em um estado de perturbação perpétua. Isto é muito triste. Nós não somos animais solitários que nos envolvemos com alguém somente a fim de se reproduzir. Se fôssemos, por que construiríamos centros e cidades grandes? Mas mesmo sendo animais sociais obrigados a viver juntos, infelizmente nos falta o sentido de responsabilidade com nossos companheiros seres humanos. Será que a falha se encontra em nossa arquitetura social — a estrutura básica da família e da comunidade em que se baseiam nossa sociedade? Será que a falha está em nossas facilidades exteriores — nossas máquinas, ciência e tecnologia? Eu acho que não.
Eu acredito que apesar dos rápidos avanços feitos pela civilização neste século, a causa mais próxima de nosso dilema atual é a nossa ênfase excessiva no desenvolvimento material. Nós tornamo-nos tão absortos em sua perseguição que, mesmo sem saber, nós negligenciamos o desenvolvimento das necessidades humanas mais básicas de amor, da bondade, da cooperação e do afeto. Se não conhecemos alguém ou não nos sentimos conectados a um indivíduo ou grupo particular, nós simplesmente os ignoramos. Mas o desenvolvimento da sociedade humana é completamente baseado nas pessoas que se ajudam. Uma vez que perdemos a essência da nossa humanidade, ficamos destinados a perseguir somente o desenvolvimento material.
Para mim, está claro: um verdadeiro sentimento de responsabilidade pode originar-se somente se nós desenvolvermos a compaixão. Somente um sentimento espontâneo de empatia pelos outros pode realmente nos motivar para agirmos em favor dos interesses deles.
(Traduzido por Thilie Busato Sproesser e revisado por Sheila Busato.)

Tenzin Gyatso
Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama, é ao mesmo tempo líder temporal e espiritual do povo tibetano.
Nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.

Natureza

A Natureza grita SOCORRO

Dados:
Ainda vigora a concepção segundo a qual meio ambiente, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social são incompatíveis. Melhor dizendo, não se pode proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento econômico e social, pois os três colidem. Então, diante deste conflito, a proteção do meio ambiente aparece como a grande vilã a impedir o progresso.
Mas, confiando na pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – Meio Ambiente 2002, lançada recentemente pelo IBGE, delineia-se um outro quadro. Nota-se que a destruição do meio ambiente acarreta danos profundos à economia e à sociedade. E o lamentável é que a economia e a sociedade destroem o meio ambiente, produzindo uma espécie de efeito bumerangue.
De acordo com a pesquisa, a atividade econômica que mais sofreu com a degradação ambiental foi a agricultura, atingindo 34% dos 5.560 municípios entrevistados. Os estados mais afetados foram Pernambuco (73,5% dos municípios) e Espírito Santo (69,7% dos municípios). Quanto à pecuária, 23,7% dos municípios brasileiros foram prejudicados. A maior parte dos municípios em que a pecuária foi afetada por problemas ambientais fica em Roraima (53%) e Pernambuco (44%). Os prejuízos à pesca atingiram 18,5% dos municípios. Eles se apresentam mais graves na região norte, com o percentual de 73% dos municípios. É enganoso, por este dado, continuar pensando que a Amazônia é o maior celeiro de peixes do Brasil. Se for ele está bastante ameaçado.
Tudo faz sentido, embora a pesquisa não tenha a confiabilidade esperada. A agropecuária desmata para ampliar fronteiras econômicas e deixa o solo exposto às intempéries. A agricultura é praticada em terrenos impróprios e com tecnologia agressiva. O gado pasta em encostas. Tudo isto provoca erosão e empobrecimento da fertilidade do solo. Ambos se voltam sobre as duas atividades e acabam por inviabilizá-las ou gerar rendimentos decrescente. Os agrotóxicos afetam o trabalhador e o consumidor. E mais: as nascentes, os rios e as lagoas começam a secar. A falta d’água é o maior problema a assolar a agropecuária e a pesca, segundo gestores de 72% dos municípios.
O esgoto urbano e os despejos industriais alteram os ambientes aquáticos, afetando a atividade pesqueira, tanto em águas continentais como em águas marinhas. E os organismos aquáticos extraídos de seus ambientes ainda são responsáveis por expressiva parte da alimentação mundial, notadamente das camadas pobres. Todavia, a pesca predatória foi detectada como a grande responsável pelos problemas que atingem a atividade, matando a galinha dos ovos de ouro.
No que concerne à qualidade de vida e à saúde, a falta de saneamento atinge índices bastante altos. A maior proporção de municípios vitimados pela poluição fica nas regiões sul (45%) e Sudeste (43%). A contaminação do solo também é um grande problema no sul (50%) e no Sudeste (34%). Os causadores principais são a urbanização e a industrialização. Se, nos municípios da zona rural, as queimadas são as maiores responsáveis pela poluição do ar, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, os geradores de fumaça e partículas são os veículos automotores e as fábricas.
Os números aqui são eloqüentes e quebram aquela idéia generalizada e profundamente arraigada na sociedade, nos empresários e nos governantes de que grandes cidades com muitos veículos circulando e indústria são sinônimos de desenvolvimento. Quando a gente pergunta a uma pessoa comum o que um governo pode fazer para promover o desenvolvimento, a resposta é imediata: trazer indústrias para o município. Pois aí está: as regiões consideradas mais desenvolvidas do Brasil são as mais poluídas. Há um consenso quanto à contribuição do petróleo na poluição das águas marinhas. Basta ver o caso dos Estados do Rio de Janeiro, com 77% dos municípios afetados, e do Espírito Santo, com 60%.
A conclusão maior que posso tirar desta pesquisa é que os modelos de desenvolvimento nascidos da revolução industrial, nas suas vertentes capitalista e socialista, são contra-naturais. As grandes plantas agropecuárias, industriais e urbanas são insustentáveis do ponto de vista sócio-ambiental. A mantê-las, podemos divisar dois horizontes. O primeiro deixa o sistema funcionar a todo vapor. Neste caso, ele vai usar uma moto-serra para cortar as pernas da cadeira em que está sentado. No segundo horizonte, o sistema procura amenizar os impactos ambientais mediante aterros sanitários, usinas de reciclagem, estações de tratamento e filtros contra gases. Neste caso, as pernas da cadeira serão cortadas com uma serra manual. Nas duas situações, o sistema vai ruir. É só uma questão de tempo.



E até quando vamos ficar de braços cruzados observando a degradação da nossa natureza que nos tras vida, nos alimenta nos sustenta e nod deixa VIVER!
Onde se encontra a fiscalização que deixa os poderosos tomarem conta de tudo que desejam... Aliás o poder é um grande problema em nosso país.. Quem tem poder tudo Pode!
E as próiximas gerações? Viveram de que? AS alterações da natureza são visíveis nos clima... como será o clima daqui a 30 anos? algo por volta de 55graus por volta da nossa região? TEremos agua suficiente para todos? As guerras serão pela água? Como viverão nossos filhos e Netos? com mascaras de oxigênio para sobreviver ao ar? E as doenças respiratória? terá matado muito? E o que estamos fazendo rpa contriuir com isso? NADA???????????????????????????????????? Nada mesmo?