segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Psicopedagogia

Atendendo a uma ilustre sugestão.....



Vygotsky



A Psicopedagogia é vai muito além da junção da psicologia na escola ou simplesmente a atuação de um professor com essa especialidade com alunos classificados "problemas".


Wallon

Com a finalidade de auxiliar o densevolvimento ou o sucesso escolar de uma criança a psicopedagogia pode ser um fator de grande utilidade pra que isso aconteça.

Para um bom desenvolvimento escolar, não basta apenas condiçoes cognitivas mas também aspectos fisióligos, sócio-culturais e psico-emocionais.
Jean Piaget
De Acordo com Julia Eugênia Gonçalves, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNINCOR : " A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência . Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola. "

O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumento próprios da Psicopedagogia para este fim. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento se encontra mais desenvolvido e, inclusive, regulamentado profissionalmente, o que ainda não ocorre entre nós. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.


Trata-se da união de Saúde e Educação, pra mim primordial para o desenvolvimento de pessoas " saudáveis intelectualmente e psicologicamente" afim de modificar padrões considerados por muitos sem solução, afim de produzir mentes criativas, voltadas para uma melhoria geral e não individual.


Atuação Profilática: Através da Psico - Higiene, não deixar que venham a acontecer o desenvolvimento do problema, atuar de modo a evitar previnindo através desde a simples observação até o desenvolvimento de projetos que envolvam escolas inteiras buscando a modificação estrutural cognitiva afim de um aprimoramento da aprendizagem, sendo essa localizada em todos os lugares não apenas em escolas.


As teorias básicas que sustentam a psicopedagogia são o Desenvolvimento Cognitivo são: Piaget, Vygotsky e Wallon e a Psicanálise.



*Muito mais a ser aprensentado sobre esse assunto e muitas pesquisas a serem feitas também.

Fiquem a vontade!


Obrigada por passarem por aqui!


Beijos

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Educação... Será?

Olá,
Pra mim falar sobre educação exige muita reflexão! Não é apenas reclamar do governo que não investe, que professores mal remunerados e desmotivados, que crianças sem merenda, que violência invade escola e muito mais! Trata-se de um assunto extremamente sério e digno de no mínimo relfexão!

Mas refletir pra que? O Ato de refletir levará a algum lugar? que mudanças podem gerar através do simples ato de pensar, repensar, pensar novamente, aprofundar-se no assunto??? Nada?

É exatamente isso que está acontecendo! Tudo ocorrendo e deixando acontecer sem mudanças por que o pensamentoegoísta, ignorante,imediatista e desesperançoso de que tudo tende a piorar faz com que as escolas e a educação em uma corrente tendam a continuar e ir por esse caminho!

Deixa acontecer que o meu espaço continua sem ser afetado... Esse tipo de mentalidade pode estar levando o nosso país a falência. A omissão de atos também pode ser considerado um crime, ao meu ver!

Quem está exercendo o seu papel de educador? Que esforços estão sendo feitos para reverter?

Será que existe alguma outra maneira de eliminar a violência por exemplo que não seja através da educação?.... Pra que acha que existe, por favor, lance sua idéia, o que pode ser feito?!!?

Violência pode ser combatida como? Com VIOLÊNCIA?

Nos últimos anos, evocar a imagem de escolas violentas tem-se tornado clichê entre educadores, principalmente nos grandes centros urbanos. Essa imagem inquietante é fortalecida sempre que ocorrem episódios truculentos associados a estudantes e professores. E o que era apenas excessão parece tornar-se regra.

Alunos agredidos, livros roubados, alunas assediadas, funcionários humilhados, ofensas entre professores e alunos. A violência nas escolas trata-se de um retrato sócio-organizacional, em menor grau, mas com consequências talvez irreparáveis para a vida de seus frequentadores, em especial crianças que não sabem lidar com tais acontecimentos, e vão passar por vivências assustadoras dentro da instituição que deveria ser formadora, educadora,integradora!



Hoje, o que me levou escrever este post, foi a seguinte reportagem:


Escola inglesa manda alunos para celas isoladas como punição


Estudantes chamam as celas de ‘masmorra’.


Uma escola em Doncaster, na Inglaterra, foi comparada à Baía de Guantánamo, em Cuba, onde fica a base naval norte-americana com os prisioneiros de guerra do Afeganistão e do Iraque. O motivo? Estudantes arteiros são mandados para celas isoladas como punição, segundo reportagem online do “Daily Mail” desta segunda-feira (13).

As crianças que desrespeitam regras são obrigadas a ficar sentadas por longas horas em uma pequena sala, olhando a parede negra para refletir sobre o mau comportamento.


A instituição disse ainda que o recurso vem sendo usado há mais de quatro anos e que “dá aos alunos a chance de refletir sobre seu comportamento e de fortalecer seu desejo de corresponder às expectativas no futuro”.
Que tipo de reflexão ela está tentando???

Obrigada pela atenção!
Beijos!

sábado, 20 de setembro de 2008

Figura e Fundo





A Gestalt como teoria filosófica


A Teoria Gestaltica me encanta, deveria poder ser seguida como filosofia de vida.


Trata-se de um relação extremamente afetiva com as pessoas.


E por acreditar ser um linda teoria resolvi postar aqui um pouquinho dela!


A gestalt, ou Psicologia da forma, nasceu por oposição à Psicologia do século XIX. Os gestaltistas reagem contra esta concepção atomista e associacionista, invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem das estruturas, das formas, defendendo que nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da gestalt considera a percepção como um todo, e parte deste todo para explicar as partes; enquanto que os associacionistas partiam das partes para explicar o todo.


Gestalt é um termo alemão , que não tem equivalente em português, tendo como plura Gestalten. Segundo o dicionário Michaelis, gestalt pode ser entendida como forma, conformação.
A Teoria da Gestalt surge no início do século XX, com as idéias de psicólogos alemães e austríacos, como
Max Wertheimer, Christian von Ehrenfels, Felix Krüger, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. Inicialmente voltada apenas para o estudo da psicologia e dos fenômenos psíquicos, a Gestalt acabou ampliando seu campo de aplicação e se tornou uma verdadeira corrente de pensamento filosófico.


A Gestalt-Terapia, utilizando recurso e ferramentas terapêuticas, tendo como objetivo ajudar a pessoa a buscar seu self-suport , auto-responsabilização, awerness ("despertar") e seu crescimento. Seu trabalho é desenvolvido através da busca do ser, em toda sua complexidade e essência


Em essência trata-se de uma teoria muito produno de conhecimento que busca o crescimento do ser. São divcersas abordagens, mas algo que pode ter sido divulgado da teoria Gestaltista é o esquema de Figura e Fundo, que aparece mediante os interesses, variando de pessoa pra pessoa.


Figura e Fundo é um dos aspectos utilizados em Gestalt... e quem nunca parou para analisar o seu ponto de vista? a Sua figura e o seu Fundo??



Figura/Fundo: tendemos a organizar percepções no objeto observado (a figura) e o segundo o plano contra o qual ela se destaca (o fundo). A figura parece ser mais substancial e destacar-se do fundo.

Mais:
http://www.espacogestalt.com.br

Agradeço a Visita... VOltem Sempre!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Poesia

Estava Eu a procura de um assunto, quando me veio a mente... POESIA, mas aí pensei, escrever sobre algum poeta ou vários? Sobre qual linha de posia? Sobre poetas recentes ou históricos? Famosos ou ainda pouco conhecidos?
Nossa muita dúvida!
Então resolvi postar uma poesia Consagrada de Manuel Bandeira, uma música que Gosto muito que não deixa de ser uma poesia, e ainda um de um músico que eu particularmente considero-o poeta, gênio Gabriel Pensador!

Manuel Bandeira
Renúncia

Chora de manso e no íntimo... Procura
Curtir sem queixa o mal que te crucia:
O mundo é sem piedade e até riria
Da tua inconsolável amargura.
Só a dor enobrece e é grande e é pura.
Aprende a amá-la que a amarás um dia.
Então ela será tua alegria,
E será, ela só, tua ventura...
A vida é vã como a sombra que passa...
Sofre sereno e dalma sobranceira,
Sem um grito sequer,tua desgraça.
Encerra em ti tua tristeza inteira.
E pede humildemente a Deus que a faça
Tua doce e constante companheira...

Veja Bem, Meu Bem
Los Hermanos
Composição: Marcelo Camelo


Veja bem meu bem
Sinto lhe informar
Que arranjei alguém
Pra me confortar

E esse alguém está
Quando você sai
E eu só posso crer
Pois sem ter você
Nesses braços tais

Veja bem amor
Onde está você
Somos no papel
Mas não no viver

Viajar sem mim
Me deixar assim
Tive que arranjar
Alguém pra passar
Os dias ruins

E enquanto isso
Navegando eu vou sem paz
Sem ter um porto,
quase morto
Sem um cais

E eu nunca vou
Te esquecer amor
Mas a solidão
Deixa o coração
Nesse leva e traz

Veja bem além
Desses fatos vis
Saiba traições
São bem mais sutis

Se eu te troquei
Não foi por maldade
Amor, veja bem
Arranjei alguém
Chamado saudade


Tás a ver?
Gabriel Pensador


Tás a ver o que eu estou a ver?
Tás a ver estás a perceber?
Tás a ouvir o que eu estou a dizer?
Tás a ouvir estás a perceber?

Eu tenho visto tanta coisa nesse meu caminho
Nessa nossa trilha que eu não ando sozinho
Tenho visto tanta coisa tanta cena
Mais empaquitante do que qualquer filme de cinema
E se milhares de filmes não traduzem nem reproduzem
A amplitude do que eu tenho visto
Não vou mentir pra mim mesmo acreditando
Que uma música é capaz de expressar tudo isso
Não vou mentir pra mim mesmo acreditando
Mas eu preciso acreditar na comunicação
Mas eu preciso acreditar na...
Não há melhor antídoto pra solidão
E é por isso que eu não fico satisfeito
Em sentir o que eu sinto
Se o que eu sinto fica só no meu peito
Por mas que eu seja egoísta
Aprendi a dividir as emoções e os seus efeitos
Sei que o mundo é um novelo uma só corrente
Posso vê-lo por seus belos elos transparentes
Mudam cores e valores mas tá tudo junto
Por mas que eu saiba eu ainda pergunto.


Bem eclética né?

Beijos!

sábado, 12 de julho de 2008

Informações

Frase que me deixou assustada, confusa, encucada, triste, arrepiada, e muito mais....

NÃO ESTAMOS NUM PLANETA DE PROVAS E EXPIAÇÕES, MAS SIM UM PAÍS DE PROVAS E EXPIAÇOES. A.L.V.V.08/07/08( destaque do autor).

Esse comentário me marcou devido as impressionantes matérias apresentadas não por um, mas por vários jornais televisivos desta mesma data. Notícias tais como as de hoje, contendo impunidade, corrupção, irresponsabilidade, falta de amor, egoísmo...
Em matérias como:

Daniel Dantas deixa carceragem da PF pela 2º vez;
Polícia do Rio aprende 1,5 T. de maconha em ONG;
Acidente com onibus de professores mata 13;
Recén- nascido é encotnrado em caixa de frutas em SP;
Casal é preso após mater 3 criança em cárcere privado;
Jogadores de futebol agridem prostitutas;
Em Belém , mais 4 bebês morrem na Sta Casa;

Todos os dias, somos metralhados com noticias desagradáveis consideradas comuns neste país.
A criminalidade?Que isso?
Pensei no papel da mída. Quantas vezes por dia ouvimos notícias boas, porque, sinceramente eu acredito que elas aconteçam. Mas são divulgadas??? Por onde!???!!!
Qual o principal meio de transmissão de informação? O meio que abrange o maior número de pessoas?
Será que só existe esse tipo de notícia no nosso país?
O nosso pensamento é energia, e com a união de milhares de pensamentos que recebem informações deste tipo, o clima energético acaba não sendo um dos melhores.
Por isso este post. Vamos buscar informações positivas e repassar, nao só nas notícias, mas em artes também . E vamos divulgar ...!
Agradeço a atenção!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Abraço

Abraçosssssssssssssssss




Terapia do Abraço
"A Terapia do Abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz, e fazer com que a pessoa mais segura entre nós se sinta ainda mais segura." Kathleen Keating, "
O PODER TERAPÊUTICO DO ABRAÇO

Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contato profundo, físico e afetivo, poderemos usá-lo como um dos possíveis instrumentos de terapia. O gesto de alargar os braços é sinal universal de paz e fraternidade; é um gesto ligado à idéia do abrir-se, à sensação de ficar em contato mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo.
Podemos pensar que tinha esse valor porque o primeiro movimento da criança que chora e se dirige à mãe é o de levantar os braços para ser tomado ao colo e, no abraço, têm fim tanto seu protesto quanto seu desespero pela ausência ou afastamento dela.
Podemos nos lembrar também de que, abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um endireitamento da espinha dorsal, a possibilidade de que a cabeça e olhos se mantenham sustentados e sem tensões, certa expansão da respiração no ventre e no tórax.
Se tudo isso ainda vem acompanhado de um contato caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender como esse gesto é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos.
Tipos de abraços, mas não fiquei preso a esses conceitos, simplesmente abrace e trasnmita e receba energia!


ABRAÇO PADRÃO:"Fiquem de pé olhando um para o outro, braços envolvendo os ombros, os lados da cabeça apertados um contra o outro, e os corpos inclinados para a frente sem se tocar absolutamente abaixo do nível dos ombros. Assim. Esse é um abraço padrão. O tempo gasto neste tipo de abraço normalmente é breve, uma vez que significa quase sempre "olá" ou "até logo". O sentimento que está por trás disso é de apreço ou de cordialidade formal. O abraço padrão é mais apropriado para conhecidos novos ou colegas de profissão, ou em situações que requeiram certa formalidade. Por oferecer pouca ameaça, é confortável para pessoas tímidas ou sem prática. Este é um abraço clássico, e não deveria ser menosprezado devido a sua qualidade formal. Tem grande aplicação e é portanto benéfico para uma ampla gama de pessoas.
ABRAÇO DE URSO: Aquele abraço apertado, cheio de energia, que nos envolve e às vezes chega a nos tirar o ar. Naqueles dias em que a gente não consegue botar pra fora, e está lá se auto-reprimindo na concha, esse abraço faz com que o novo ar possa entrar na gente...
No abraço de urso tradicional (assim chamado devido aos membros da família Ursidae, que tão bem o praticam), uma pessoa geralmente é maior e mais larga do que a outra, mas isso não é indispensável para manter a qualidade emocional do abraço de urso. Quem for mais alto poderá permanecer de pé ou levemente curvado sobre o parceiro mais baixo, envolvendo firmemente os ombros deste com os seus braços. O parceiro mais baixo fica de pé com a cabeça apoiada no ombro ou no peito do parceiro mais alto, braços enlaçados - também firmemente - em volta de qualquer área entre a cintura e o peito, que eles alcancem. Os corpos se tocam num apertão forte, vigoroso, que pode durar de cinco a dez segundos, ou mais.
ABRAÇO XÔXO: Sem graça, sem vontade, é aquele falso abraço, onde não de dá nem se recebe nada, apenas se cumpre um protocolo bobo.

ABRAÇO ENVOLVENTE: Mais comum entre os casais, embora não seja ato exclusivo destes. É similar ao abraço de urso, onde os corpos se tocam sem restrições. A diferença é que enquanto o abraço de urso enfatiza um "apertão forte e enérgico", o abraço envolvente vai primar pela duração do contato físico. Costuma-se procurar e receber a cabeça do outro que repousa sobre peito ou ombro.
ABRAÇO DE LADINHO: Muito usado para comemorações, para que os "abraçadores-abraçados" possam olhar para um mesmo lugar ou ter mais liberdade para pular, dançar ou cantar enquanto se abraçam.
ABRAÇO DE DESPEDIDA: Às vezes é breve e a ele se segue uma olhada para baixo. Em outros, trata-se de um longo abraço, em que ambos se comprimem, como se frisassem que o laço não será desfeito após a despedida, ou pelo menos esse seria o desejo mútuo. Muitas vezes são acompanhados de dizeres sentimentais. Os olhos sempre estarão fechados.
ABRAÇO PARA AFASTAR O MEDO: O medo aqui em seu sentido mais primal leva as pessoas a se abraçarem. As crianças são mais facilmente impelidas a isso, mas quando o estimulo de medo é forte o bastante para cortar a racionalidade desenvolvida nos adultos, também se desenvolve esse mesmo "reflexo". Vemos isso nos parques de diversão onde o perigo simulado hoje é tônica, e também nas tristes situações reais onde mais de uma pessoa encontram-se impotentes diante da morte eminente.
ABRAÇO DE UMBIGO: o melhor do abraço é aquele que recebe e transmite carinho, como se os canais de energia se abrisse, e um pouquinho de nossa essência fosse para o outro, e um pouqiunho da essencia do outro viesse para nós. O abraço em que os umbigos se tocam é o abraço de abertura e expressa que se dá intimidade afetiva ao outro.
Qual tipo você costuma utilizar?
Abracem muito!


Obrigada pela visita! Volte sempre!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

UMA PAIXÂO

NANDO REIS

Com Letras muito mais que inspiradas...

José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, é um cantor, violonista e compositor brasileiro

Nando, mesmo como integrante da banda paulista, já mantinha uma carreira solo onde expunha seu lado de compositor e intérprete. Nos Titãs, integrou o grupo desde o surgimento, em 1982, até 2003. Apesar da saída de Nando, grande parte de sua obra musical está na discografia e na história da banda. No início dos Titãs, Nando era apenas backing vocal e, a partir dos ensaios da banda, começou a tocar baixo.


Fora dos Titãs, teve músicas gravadas por Marisa Monte ("Diariamente"), Cássia Eller ("E.C.T."), Cidade Negra ("Onde Você Mora"). Ainda durante o trabalho com os Titãs, grava três discos paralelamente; o primeiro em 1995 ("12 de Janeiro"), o segundo em 2000 ("Para Quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro") e o último, antes de seguir a carreira solo, “Infernal... but there’s still a full moon shining over Jalalabad”. Em 2003, oficialmente fora dos Titãs, o cantor lança “A letra A”.

O disco é recheado de músicas que não caberiam em fase alguma da carreira da antiga banda de Nando. São canções longas, sem refrões definidos nem melodias instantaneamente grudentas e uma sonoridade enxuta, porém vigorosa, quase acústica. Com 12 faixas de sua autoria, ainda se pode ouvir sua versão de “Luz dos Olhos”, música dele, inicialmente gravada por Cássia Eller. Mas é em 2004 que Nando consolida sua carreira solo com o CD “MTV Ao Vivo – Nando Reis e Os Infernais”. Junto com sua banda, Os Infernais, Nando canta nesse disco músicas inéditas, covers e sucessos eternizados do cantor. O projeto reuniu clássicos dos Titãs ("Cegos do Castelo" e "Marvin"), além de músicas gravadas por Cássia Eller ("Relicário" e "All Star") e J. Quest ("Do seu lado") e três faixas inéditas. "Dentro do Mesmo Time" ganhou uma versão ao vivo, mas o grande destaque do repertório ficou para "Mantra", que emplacou como sucesso radiofônico, junto com “Por Onde Andei”.


Discografia:





Passei a ouvir o Nando Reis a uns 4 anos atrás( mais ou menos) e desde então a cada nova música que descubro me encanta ainda mais, não só pela letra que acredito ser um excelente compositor mas também pela harmonia, por ser envolvente e muitas engraçadas, românticas e outras que tratam da realidade, outras declarações a família e tantas outras aos amigos.
Vários cantores e bandas utilizaram letras de Nando Reis que fizeram e fazem sucesso até hoje como Skank, Cássia Eller e Jota quest....
A música dele é marcante e surpreendente.
Música: Quem vai dizer tchau
Quando aconteceu?
Não sei
Quando foi que eu deixei de te amar?
Quando a luz do poste não acendeu?
Quando a sorte não mais soube ganhar?
Não foi ontem que eu disse não
Mas quem vai dizer tchau?
Onde aconteceu?
Não sei
Onde foi que eu deixei de te amar?
Dentro do quarto só estava eu
Dormindo antes de você chegar
Mas, não
Foi ontem que eu disse não
mais quem vai dizer tchau?
A gente não percebe o amor
Que se perde aos poucos sem virar carinho
Guardar lá dentro o amor não impede
Que ele empedre mesmo crendo-se infinito
Tornar o amor real é expulsá-lo de você
Para que ele possa ser de alguém
Somos, se pudermos ser ainda
Fomos donos do que hoje não há mais
Houve o que houve
E o que escondem em vão
Os pensamentos que preferem calar
Se nãoIrá nos ferir o não,
Mas que não quer dizer tchau.
Obrigada pela visita
bjos Thaíse!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Inteligências Multiplas

Gardner identificou as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios. Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências. Por exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da cinestésica.

Inteligência lingüística - Os componentes centrais da inteligência lingüistica são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.

Inteligência lógico-matemática - Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas Gardner, porém, explica que, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Inteligência espacial - Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

Inteligência interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência intrapessoal - Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas.



Elas são desenvolvidas principalmente durante as chamadas "janelas de oportunidades" na infância de 3 aos 7,8 anos..
Depois podem ser desenvolvidas, mas com um pouco menos facilidade.

E você? qual a inteligência mais desenvolvida? e qual precisa ser mais desenvolvida?

Obrigada por passar por aqui.
Beijos!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Acontece




Oiiii



Por ser uma pesquisadora das relações e comportamentos humanos, tem um tipo de prática comportamental que está em assustando, que acontece dentro das escolas, e cada vez mais cedo. O Bullying. Seja em escolas publicas ou particulares essa atuação se mostra uma desconfiguração de comportamento agressivo, que pode trazer graves consequencias tais como os assacinatos em série tanto comentados em escolas dos EUA, de crianças e adolescentes considerados "excluído" que resolvem " vingar-se" ou descontar tudo aquilo que recebeu por até vários anos.



Decidi postar sobre isso, porque apelidos, chacotas, piadinha, isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer, mas antes de nossas futuras profissões todos somos EDUCADORES, e apenas a educação ou a reeducação pode trasnformar este quadro.








O termo bullying é utilizado para caracterizar ações de violência e outras formas agressivas e humilhantes adotadas por alunos em relação a outros. É uma prática intencional e repetitiva que rejeita o respeito mútuo e a igualdade do ser humano e utiliza apelidos indesejáveis, ofensas, humilhações, discriminações, exclusões, dominações, agressões físicas e quebra de pertences para destacar seu poder. Além das ações citadas os bullies realizam outras ações contra indivíduos de maneira a torna-lo o mais humilhado e inferiorizado possível. Para que seja bem exemplificado, o bullying é uma prática bastante empregada em trotes estudantis onde alunos veteranos praticam atos de crueldade contra novos alunos de forma a influenciar fortemente o emocional destas vítimas e ainda provocar problemas relacionados à sua auto-imagem. A prática do bullying é planejada minuciosamente por seus autores de forma a buscar alguém que tenha alguma vulnerabilidade para atacar. A escolha por alguém vulnerável se deve a falta de coragem em resistir e denunciar os abusos sofridos. Infelizmente os indivíduos que sofrem práticas bullying não superam os traumas vividos e geram dentro de si problemas de relacionamento ao longo de sua vida e ainda se tornam pessoas agressivas. Existem casos em que o sofrimento acumulado gera tão grande complexo de inferioridade que os indivíduos tentam e as vezes conseguem cometer o suicídio. Os praticantes do bullying por estarem acostumados a dominar as pessoas por meio de práticas agressivas tendenciosas geram comportamentos violentos e anti-sociais.






Obrigada Pela Visita!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Psicologia de Reich



Reich....
Breve Biografia: Em 1918, com o fim da guerra, matriculou-se na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1920, foi aceito pela Sociedade Psicanalítica de Viena, sob o comando de Sigmund Freud. Dois anos depois, tornou-se médico. Entre 1922 e 1924, estudou neuropsiquiatria no Hospital Universitário de Viena, com o professor Wagner Jauregg (que depois ganharia um Prêmio Nobel de Medicina). Em 1948, seus seguidores criaram a Fundação Wilhelm Reich, para preservar o pensamento, as atividades e as obras do psicanalista. Entre aquele ano e 1957, Reich foi perseguido pela FDA (a agência do governo americano que regula gêneros alimentícios e medicamentosos), sendo acusado de fraude. Em 1957, foi condenado a dois anos de prisão e teve todas as suas obras proibidas. Em dezembro do mesmo ano, um ataque cardíaco o matou na prisão.


Considerado gênio por alguns e louco por outros, o austríaco Wilhelm Reich foi considerado por muitos, o maior revolucionário da Psicologia deste século.

Reich dava grande ênfase à importância de desenvolver uma livre expressão de sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento amoroso maduro. Reich enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias com as quais lidava e descobriu que a bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes.
Ele chegou a acreditar que a meta da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual sentia estar bloqueado na maioria dos homens e das mulheres.
As opiniões radicais de Reich a respeito de sexualidade resultaram em consideráveis equívocos e distorções de seu trabalho por autores futuros e, conseqüentemente, despertaram muitos ataques difamatórios e infundados.

As idéias de Reich e suas clínicas eram muito controvertidas para a época e seu programa de para as clínicas de orientação sexual incluía características modernas ainda hoje. Entre seus tópicos destacavam-se:
1. Livre distribuição de anticoncepcionais para qualquer pessoa e educação intensiva para o controle da natalidade.

2. Abolição da distinção legal entre casados e não-casados; liberdade de divórcio.

3. Eliminação de doenças venéreas e prevenção de problemas sexuais através da educação sexual.

4. Treinamento de médicos, professores etc., em todas as questões relevantes da higiene sexual.

5. Tratamento, ao invés de punição, para agressões sexuais.


A Couraça Caracterológica :Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o conseqüente medo da punição. A primeira defesa contra este medo é o Mecanismo de Defesa do Ego conhecido por repressão, o qual refreia os impulsos sexuais por algum tempo. À medida que as Defesas do Ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.
Esse conceito de couraça caracterológica de Reich inclui a soma total de todas as forças defensivas repressoras organizadas de forma mais ou menos coerente dentro do próprio ego. Para ele, o desenvolvimento de um traço neurótico de caráter indicaria a solução de um problema reprimido ou, por outro lado, ele torna o processo de repressão desnecessário ou transforma a repressão numa formação relativamente rígida e aceita pelo ego.
Assim pensando, Reich afirma que os traços de caráter neuróticos não são a mesma coisa que sintomas neuróticos.


A diferença entre esses traços neuróticos e os sintomas neuróticos repousa no fato de que sintomas neuróticos, tais como os medos, fobias, etc., são experienciados como estranhos ao indivíduo, como elementos exteriores à psique, enquanto que traços de caráter neuróticos (ordem excessiva ou timidez ansiosa, por exemplo) são experimentados como partes integrantes da personalidade.

Crescimento Psicológico : Reich definiu crescimento como o processo de dissolução da nossa couraça psicológica e física, tornando-nos, gradualmente, seres humanos mais livres, abertos e capazes de gozar um orgasmo pleno e satisfatório.
Reich achava que a couraça muscular está organizada em sete principais segmentos de armadura, que são compostos de músculos e órgãos com funções expressivas relacionadas. Estes segmentos formam uma série de sete anéis mais ou menos horizontais, em ângulos retos com a espinha e o torso. Os principais segmentos da couraça estão centrados nos olhos, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdome e pelve.
De acordo com Reich, a Energia Orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha. Os anéis da couraça formam-se em ângulo reto com este fluxo e operam para rompê-lo. Reich afirma que não é por acaso que na cultura ocidental aprendemos a dizer sim movendo a cabeça para cima e para baixo, na direção do fluxo de energia do corpo, enquanto que aprendemos a dizer não movendo a cabeça de um lado para o outro, na direção transversa da couraça.
A couraça serve para restringir tanto o livre fluxo de energia como a livre expressão de emoções do indivíduo. O que começa inicialmente como defesa contra sentimentos de tensão e ansiedade excessivos, torna-se uma camisa-de-força física e emocional. No organismo humano encouraçado, a Energia Orgônica é presa nos espasmos musculares crônicos.
Após a perda de um anel da couraça, o orgon do corpo não começa de imediato a correr livremente. Logo que os primeiros blocos da couraça são dissolvidos, nós descobrimos que, com os fluxos e as sensações orgônicas, a expressão do "dar" se desenvolve cada vez mais. Entretanto, couraças ainda existentes evitam seu desenvolvimento total.


Idéias muito a frente de seu tempo, um verdadeiro revolucionário que buscou seus ideais e assim como outros tantos que só tiveram valor de sua obra após a sua morte, Reich tem grande importância na Psicologia atualmente.




terça-feira, 18 de março de 2008

FILME






Muitas saudades...

Devido a correria do 4º ano de Psicologia deixei um pouquinho de lado o Blog, mas sempre que possivel estarei aqui.
Vou postar sobre um filminho do tipo drama que me surpreendeu. Foi uma indicação da minha amiga Mari que veio passar o fim de semana nesta badalada cidade (Pssão) . Se não fosse por ela talvez nunca tivesse alugado este filme.



Não se trata de um lançamento, mas é um encantador filme de 2005. Vale a Pena, pra quem gosta de drama e quem não gosta também. Ele é super intrigante pois a revelação do grau de relação entre os personagens do filme só aparece no fim.






Título original: Tradução:
A Love Song for Bobby Long Uma canção de amor para Bob Long

Depois de ficar sabendo da morte de sua mãe, Purslane Hominy (Scarlett Johansson) volta a Nova Orleans para reaver a casa onde passou a infância. Pursy se surpreende ao ver que a casa é habitada por amigos de sua mãe cujas vidas são um desastre: Bobby Long (John Travolta), um aposentado professor de literatura e seu jovem aprendiz (Gabril Macht), com quem é obrigada a viver. Com o passar do tempo, o improvisado estilo de vida faz com que uma série de segredos pessoais comecem a ser revelados e lhes mostrará que suas vidas estão interligadas de forma inexplicável, pondo à prova seus vínculos verdadeiros.

Estrelando:
Brooke Allen, David Jensen, Scarlett Johansson, Nick Loren, Gabriel Macht, Patrick McCullough, Sal Sapienza, John Travolta.
Dirigido por:
Shainee Gabel
Produzido por:
Shainee Gabel, David Lancaster, Paul Miller, R. Paul Miller, Bob Yari

Jhon Travolta em um super papel, sem contar com a linda Scarlett Johansson e o charmosíssimo e doce Gabriel Macht, que tem expressões perfeitas no filme trazendo muita emoção .
Beijos ! Até


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Animais

Olá...

Passando pelas notícias da net, que são muito variadas, encontrei algo engraçado.Normalmente as notícias principais ficam mais destacadas, e essa estava qse no rodapé da página de notícias.
Bom, como houve uma certa "regressão" de memória para lembrar-me disso, pois é coisa de infãncia, achei que seria "esclarecedor" ;D postar aqui.

A reportagem era: Os cães recolhidos pela carrocinha viram sabão?

Quem nunca ouviu falar isso? E ainda pior, a tempos ouvi que assim como havia o homem do saco preto, a mulher do algodão entre outros tipos assustadores que rodeavam nossa infãncia trazendo o chamado MEDO, por que isso era um aviso, caso fossemos crianças más ou desobedientes, a criança tambem poderia virar SABÃOOOOOOOOOO!
dá pra acreditar?

Bom, vamos a um resumo da reportagem:
Uma das mais populares lendas urbanas ensina que a carrocinha, o veículo que recolhe os animais de rua, leva os cães e gatos para fábricas de sabão. A lenda teria surgido porque a gordura animal costuma servir de matéria-prima na fabricação de sabão em pedra. Mas quem trabalha de fato com esses animais é direto: a lenda é uma mentira.
É o caso da veterinária Elisabete Aparecida da Silva, do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo ela, a informação é apenas um mito e "não tem nem idéia de como inventaram essa lenda".
Elisabete explica que uma parte dos cães e gatos é encaminhada para a adoção, mas aqueles que possuem doenças, comportamento agressivo ou que não têm perfil para receberem uma família, são sacrificados. "Aplicamos uma anestesia profunda que provoca a perda total da sensibilidade e, em seguida, a morte sem sensação de dor", explicou. Após o sacrifício, os animais são cremados.
A veterinária afirmou que o papel dos atuais veículos para remoção de animais de rua é muito diferente das temidas "carrocinhas". Ela destaca o trabalho de saúde pública e de solidariedade por tentar dar uma nova vida aos bichos. "Nós nos deparamos com diversas situações como o recolhimento de animais doentes, atropelados, perdidos de seus proprietários e, até mesmo, que atacaram pessoas", disse.
Em razão dessas variadas condições, existem alguns diferentes tipos de canis, como o canil de adoção, onde os animais são castrados, vacinados e vivem no local até serem adotados. Há o canil de observação, onde os cães ficam 10 dias em tratamento por causa de doenças ou ataques a seres humanos. Há também o canil individual, para os animais sem identificação que se perderam de seus donos.



O RGA é obrigatório por lei na cidade de São Paulo para cães e gatos (Lei Municipal 13.131/2001) e pode ser feito no próprio Centro de Controle de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários credenciados. Outras informações podem ser obtidas na Internet (www.capital.sp.gov.br)


Adote cães e gatos abandonados.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Respirando Artes



Artes e mais artes






Bom, mais uma vez resolvi postar algo sobre artes...
Navegando pela net, descobri um artista que faz figuras de animais com as mãos!
Isso me lembrou brincadeiras infantis... Bom, quando era pequena com sombra fazíamos isso, com movimentos e formas das mãos surgiam animais. Mas a rte deste artista é diferente,não é na sombra e sim com tinta! Lindo, adorei, espero que vocês gostem tambem!

Reportagem do site BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080130_maoanimalfp.shtml

Artista usa mãos como tela para recriar figuras de animais

O italiano começou a desenvolver a técnica artística inusitada em 2001, depois que pintou a cabeça de um animal na mão de uma modelo, como parte de uma campanha publicitária para um banco.

Depois da primeira experiência, ele decidiu se especializar na nova técnica.

“Eu pesquisei profundamente os traços de vários animais para reproduzi-los de forma mais fiel possível a partir das mãos de um ser humano”, diz o artista.

Durante a exposição Explore your Senses (Explore seus sentidos, em tradução literal), o artista estará presente para fazer demonstrações de sua arte inovadora.

Quase todos os animais, desde pássaros, répteis a mamíferos já foram recriados pelo artista, com exceção de poucos, como o rinoceronte. Segundo o artista, seria “impossível reproduzir o chifre do animal”.

O processo para recriar a "mão-animal" é delicado e trabalhoso, diz o artista. Para começar, ele usa um lápis para desenhar o esboço e depois inicia a pintura, usando tintas à base de água e de óleo.

Guido Daniele conta que, dependendo do animal que está recriando, ele leva de duas a dez horas para completar o trabalho.


Um trabalho diferente e surpreendente. Difícil foi escolher as imagens para postar!

O que vocês acharam?

Obrigada pela visita!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Horário de Verão


Olá, chegou ao fim mais uma vez o horário de verão! Iniciado em Outubro de 2007 e com seu fim na data de hoje,mês de FEvereiro.
Histórico:
ESTABELECIDOS NO BRASIL POR DECRETO desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907.

A economia de energia que é o principal objetivo do horário de verão, não agradou o governo pois foi apenas de 25%.

O PRINCÍPIO DO HORÁRIO DE VERÃO continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.

Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.

Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.

No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.
Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

Sempre que começa um novo horário de verão ou termina o organismo sente as alterações, que apesar de ser de apenas uma hora para mais ou para menos, percebe-se como se fosse mais.
Especialistas dizem que o corpo leva uma semana para se adaptar.
Uma consequência dessa mudança de uma hora é os transtornos do sono.

Tipos
Há quatro formas básicas de transtornos do sono. 1) Os primários, por não derivarem de nenhuma causa externa, originando-se no próprio indivíduo: são divididas em dissonias (insônia e hipersonia) e as parassonias (sonambulismo, terror noturno, pesadelos). 2) Os decorrentes de transtornos psiquiátricos como a ansiedade, depressão, psicoses, mania, etc. 3) Os decorrentes de transtornos físicos em geral como qualquer condição física que prejudique o sono: falta de ar, dores, desconfortos. 4) Os devidos a medicações ou outras substâncias que possam prejudicar o sono.

Citarei apenas o de causa externa ou primários, visto que é os que nos interessam.

O que é a insônia?
É a condição de quantidade ou qualidade insatisfatória de sono que persiste durante mais de um mês. Há três formas básicas de insônia: a do início, a do meio e a do fim do sono, sendo a primeira a mais comum. As mulheres, pessoas de vida estressante e os idosos são os mais atingidos. Quando a insônia é experimentada repetidamente, ela pode levar a um aumento do medo de falta de sono e uma preocupação com suas conseqüências. Isso cria um círculo vicioso que tende a perpetuar o problema do indivíduo.
Generalidades
Freqüentemente os pacientes com insônia querem enfrentar a insônia se automedicando ou tomando bebidas alcoólicas, conduta que por si já pode trazer a esta pessoa vários problemas, como a dependência da substância usada, além de mais insônia. As noites mal dormidas podem gerar dores físicas pela manhã, cansaço mental ao longo do dia, tensão emocional, irritabilidade, preocupações consigo próprios. A importância de se buscar o médico para tratar a insônia, está, antes de tudo, determinar as causas possíveis; e ao se tomar um indutor do sono, que se faça sob supervisão porque a maioria dessas medicações pode levar à dependência, se tomada erradamente.


Tratamento
O primeiro passo para se tratar a insônia é pôr ordem na própria vida, não dormindo durante o dia, mesmo que tenha acordado cedo demais, praticando esportes regularmente, não tomando mais do que cinco xícaras de café ao dia, não tomando café após as 16:00h (bem como as demais substâncias que contêm cafeína). Evitando atividades excitantes antes de dormir como exercícios pesados ou filmes tensos, cuidando da alimentação, procurando atividades tranquilas antes de dormir, como a leitura. Não lutar contra a insônia: caso não consiga dormir em 30 minutos, levantar-se da cama e procurar uma atividade leve até que o sono chegue sem aborrecer-se com a hora ou com a necessidade de descansar.
Tendo os procedimentos falhado pode se passar para a tentativa de resolver o problema com medicações. Os hipnóticos clássicos (benzodiazepínicos) não resolvem casos demorados: devem ser dados por prazos de até dois meses. Hipnóticos não benzodiazepínicos podem atuar por mais tempo, mas após um ano deixam de ser tão eficazes. Várias outras medicações, como os anti-histamínicos podem ser tentadas: isso dependerá de cada médico. A melatonina vem sendo usada com grande interesse pela comunidade médica, mas não é comercializada no Brasil. A melatonina é um hormônio, portanto é melhor aceito pelo organismo, não apresentando efeitos colaterais. Esta substância é vendida no EUA como alimento e não como medicação.


Não que devido ao horario de verão irá acontecer isso com todos,por que cada pessoa reage de um jeito, mas que alterações podem surgir;É semrpe bom conhecer!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Adoção

Oi...
fiquei encantada com a reprise do Porgrama do Caldeirão do Huck e tambem depois de assistir uma série de reportagem exibida no Jornal Hoje essa semana resolvi falar um pouco sobre adoção!
Exemplos lindissimos são dovulgados pela mídia, de verdadeiro amor!
O Caso de Dona Abgail que tem amor suficiente para cuidar e proteger como mãe 57 filhos, trata-se de um caso extraordinário, mas mesmos os que adotam apenas um, já causam grandes mudanças, em suas vidas e principalmente dando oportunidade para uma criança ter uma lar, uma família e amor!

Adoção

O que é adoção?

Ato jurídico que cria, entre duas pessoas, uma relação análoga, que resulta da paternidade e filiação legítima mas, mais do que um ato jurídico, é um ato de amor.
Existem dois tipos de adoção na legislação brasileira:
Uma, quando o adotado é maior de 18 anos, prevista no Código Civil Brasileiro, art. 368 e seguintes, dentro do Direito de Família, deferida no interesse dos casais, que é a adoção contratual. Aperfeiçoa-se com a lavratura de escritura, averbada no registro civil de nascimento do adotado.
Outra, é a prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei 8.069/90 de 13 de 07 de 1990, que cuida dos interesses dos menores, desassistidos ou não, sem qualquer distinção. Cabem aqui, os casos em que, apesar dos adotados já terem completado 18 anos, já estavam sob a guarda dos adotantes, esperando apenas o desfecho da ação.
Anteriormente à lei 8.069/90, existiam dois tipos de adoção para menores, a adoção simples e a adoção plena. Com o advento do ECA, só existe uma forma de adoção para os menores, previstos nos art. 39 e seguintes. Por ficção legal, é concebida a paternidade, em que o titular de uma adoção é o legítimo pai, igualando os efeitos da filiação natural.
Deferida a adoção, o adotado passa a ser efetivamente filho dos adotantes, em caráter irrevogável e de forma plena.A Constituição Federal de 1.988, art. 227, §6º, equipara os filhos adotivos aos de sangue, havidos ou não da relação do casamento. É filho aquele que, na sucessão hereditária, está em igualdade de direitos perante os filhos legítimos, não importando se o adotado é menor ou maior de idade. A terminologia "filho adotado" continua sendo utilizada para fins de estudo e entendimento, sendo proibidas quaisquer referências ou observações sobre a origem do ato nas certidões do registro, referentes à filiação.
O ECA autoriza a adoção de qualquer menor, independente de sua condição, visando sua proteção, principalmente se os seus direitos forem ameaçados ou violados. Uma das medidas de proteção é a colocação desse menor em família substituta, sendo esta uma das formas de adoção. A adoção é irrevogável. Entretanto, se houverem maus tratos por parte dos adotantes os mesmos poderão ser destituídos do pátrio poder, como ocorreria se fossem os pais de sangue.
No Brasil, é comum um tipo de adoção, que é chamado de "adoção à brasileira" que consiste em registrar uma criança em nome dos adotantes, sem o devido processo legal. Apesar da boa intenção e do perdão judicial, esse ato continua sendo considerado crime e, portanto, não deve ser estimulado.
Existe um número inimaginável de crianças desamparadas aguardando que alguém as queira. Só que elas não são, em sua maioria, bebês recém nascidos, completamente saudáveis ou de cabelos cacheados, olhos claros, etc. São crianças. O processo de adoção em muito se assemelha a uma gravidez. Também demora um tempo, e apesar de todos os cuidados, corre-se o risco de existirem problemas de saúde, comportamento, etc. Quando nasce um bebê, a família toda precisa de um tempo de adaptação à nova situação. Isso não é diferente na adoção; portanto, se alguém resolve adotar uma criança, não deve ter medo de enfrentar esses problemas, porque filho natural também não é garantia de felicidade plena. Histórias de filhos-problema não são privilégio de pais adotantes. Filhos naturais também fazem manha, desobedecem, envolvem-se com drogas, são rebeldes, ingratos. A adoção transforma a vida de uma criança, e o adotante deve se compenetrar da grande responsabilidade que está assumindo e que essa situação é para sempre.
O maior requisito para adotar uma criança, é a disponibilidade de amar. Ser pai ou mãe, não é só gerar, é antes de tudo, amar.


Vera Helena Vianna do NascimentoAdvogada

CECIF- Grupo de apoio a Adoção http://www.cecif.org.br/
PRocesso de adoção atualmente no Brasil http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/paratodos/adocao.htm