Vygotsky
Wallon
De Acordo com Julia Eugênia Gonçalves, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNINCOR : " A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência . Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola. "
A Psicopedagogia é vai muito além da junção da psicologia na escola ou simplesmente a atuação de um professor com essa especialidade com alunos classificados "problemas".
Wallon
Com a finalidade de auxiliar o densevolvimento ou o sucesso escolar de uma criança a psicopedagogia pode ser um fator de grande utilidade pra que isso aconteça.
Para um bom desenvolvimento escolar, não basta apenas condiçoes cognitivas mas também aspectos fisióligos, sócio-culturais e psico-emocionais.
Jean PiagetDe Acordo com Julia Eugênia Gonçalves, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNINCOR : " A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência . Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola. "
O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumento próprios da Psicopedagogia para este fim. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento se encontra mais desenvolvido e, inclusive, regulamentado profissionalmente, o que ainda não ocorre entre nós. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.
Trata-se da união de Saúde e Educação, pra mim primordial para o desenvolvimento de pessoas " saudáveis intelectualmente e psicologicamente" afim de modificar padrões considerados por muitos sem solução, afim de produzir mentes criativas, voltadas para uma melhoria geral e não individual.
Atuação Profilática: Através da Psico - Higiene, não deixar que venham a acontecer o desenvolvimento do problema, atuar de modo a evitar previnindo através desde a simples observação até o desenvolvimento de projetos que envolvam escolas inteiras buscando a modificação estrutural cognitiva afim de um aprimoramento da aprendizagem, sendo essa localizada em todos os lugares não apenas em escolas.
As teorias básicas que sustentam a psicopedagogia são o Desenvolvimento Cognitivo são: Piaget, Vygotsky e Wallon e a Psicanálise.
*Muito mais a ser aprensentado sobre esse assunto e muitas pesquisas a serem feitas também.
Fiquem a vontade!
Obrigada por passarem por aqui!
Beijos
4 comentários:
É, Theise. é um curso a ser feito, união da saúde com a educação para formar individuos cidadãos,pensantes criticos.
Amu vc Theise
É, Theise. é um curso a ser feito²
hehehehe
Gostei mto de saber pelo menos um pouco sobre a psicopedagogia...
dpois me lembra d falar d uma parte da Gênese q lemos no domingo mto perfeita!!!
Oi Tha!
Pelo visto seu blog ja está tomando um direcionamento as questões sociais e da educação.
Assuntos sempre interessantes. Seria uma influência de seus projetos junto com as meninas?
A propósito, o filme da trilogia das cores que vc não soube o nome é A Igualdade é Branca, e eu também não assisti.
Beijos!
CARACA! NÃO ACREDITO QUE SÓ HOJE FUI LER ISSO!
Como eu disse, adorei o assunto desde meu trabalho com crianças no semestre passado. DEMAIS!
Postar um comentário