segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Psicopedagogia

Atendendo a uma ilustre sugestão.....



Vygotsky



A Psicopedagogia é vai muito além da junção da psicologia na escola ou simplesmente a atuação de um professor com essa especialidade com alunos classificados "problemas".


Wallon

Com a finalidade de auxiliar o densevolvimento ou o sucesso escolar de uma criança a psicopedagogia pode ser um fator de grande utilidade pra que isso aconteça.

Para um bom desenvolvimento escolar, não basta apenas condiçoes cognitivas mas também aspectos fisióligos, sócio-culturais e psico-emocionais.
Jean Piaget
De Acordo com Julia Eugênia Gonçalves, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNINCOR : " A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência . Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola. "

O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumento próprios da Psicopedagogia para este fim. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento se encontra mais desenvolvido e, inclusive, regulamentado profissionalmente, o que ainda não ocorre entre nós. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.


Trata-se da união de Saúde e Educação, pra mim primordial para o desenvolvimento de pessoas " saudáveis intelectualmente e psicologicamente" afim de modificar padrões considerados por muitos sem solução, afim de produzir mentes criativas, voltadas para uma melhoria geral e não individual.


Atuação Profilática: Através da Psico - Higiene, não deixar que venham a acontecer o desenvolvimento do problema, atuar de modo a evitar previnindo através desde a simples observação até o desenvolvimento de projetos que envolvam escolas inteiras buscando a modificação estrutural cognitiva afim de um aprimoramento da aprendizagem, sendo essa localizada em todos os lugares não apenas em escolas.


As teorias básicas que sustentam a psicopedagogia são o Desenvolvimento Cognitivo são: Piaget, Vygotsky e Wallon e a Psicanálise.



*Muito mais a ser aprensentado sobre esse assunto e muitas pesquisas a serem feitas também.

Fiquem a vontade!


Obrigada por passarem por aqui!


Beijos

4 comentários:

Yasminni disse...

É, Theise. é um curso a ser feito, união da saúde com a educação para formar individuos cidadãos,pensantes criticos.

Amu vc Theise

Juliana disse...

É, Theise. é um curso a ser feito²

hehehehe

Gostei mto de saber pelo menos um pouco sobre a psicopedagogia...

dpois me lembra d falar d uma parte da Gênese q lemos no domingo mto perfeita!!!

Jader disse...

Oi Tha!

Pelo visto seu blog ja está tomando um direcionamento as questões sociais e da educação.

Assuntos sempre interessantes. Seria uma influência de seus projetos junto com as meninas?

A propósito, o filme da trilogia das cores que vc não soube o nome é A Igualdade é Branca, e eu também não assisti.

Beijos!

Oogie Boogie disse...

CARACA! NÃO ACREDITO QUE SÓ HOJE FUI LER ISSO!

Como eu disse, adorei o assunto desde meu trabalho com crianças no semestre passado. DEMAIS!