segunda-feira, 5 de maio de 2008

Inteligências Multiplas

Gardner identificou as inteligências lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios. Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências. Por exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da cinestésica.

Inteligência lingüística - Os componentes centrais da inteligência lingüistica são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.

Inteligência lógico-matemática - Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas Gardner, porém, explica que, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Inteligência espacial - Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

Inteligência interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência intrapessoal - Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas.



Elas são desenvolvidas principalmente durante as chamadas "janelas de oportunidades" na infância de 3 aos 7,8 anos..
Depois podem ser desenvolvidas, mas com um pouco menos facilidade.

E você? qual a inteligência mais desenvolvida? e qual precisa ser mais desenvolvida?

Obrigada por passar por aqui.
Beijos!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Acontece




Oiiii



Por ser uma pesquisadora das relações e comportamentos humanos, tem um tipo de prática comportamental que está em assustando, que acontece dentro das escolas, e cada vez mais cedo. O Bullying. Seja em escolas publicas ou particulares essa atuação se mostra uma desconfiguração de comportamento agressivo, que pode trazer graves consequencias tais como os assacinatos em série tanto comentados em escolas dos EUA, de crianças e adolescentes considerados "excluído" que resolvem " vingar-se" ou descontar tudo aquilo que recebeu por até vários anos.



Decidi postar sobre isso, porque apelidos, chacotas, piadinha, isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer, mas antes de nossas futuras profissões todos somos EDUCADORES, e apenas a educação ou a reeducação pode trasnformar este quadro.








O termo bullying é utilizado para caracterizar ações de violência e outras formas agressivas e humilhantes adotadas por alunos em relação a outros. É uma prática intencional e repetitiva que rejeita o respeito mútuo e a igualdade do ser humano e utiliza apelidos indesejáveis, ofensas, humilhações, discriminações, exclusões, dominações, agressões físicas e quebra de pertences para destacar seu poder. Além das ações citadas os bullies realizam outras ações contra indivíduos de maneira a torna-lo o mais humilhado e inferiorizado possível. Para que seja bem exemplificado, o bullying é uma prática bastante empregada em trotes estudantis onde alunos veteranos praticam atos de crueldade contra novos alunos de forma a influenciar fortemente o emocional destas vítimas e ainda provocar problemas relacionados à sua auto-imagem. A prática do bullying é planejada minuciosamente por seus autores de forma a buscar alguém que tenha alguma vulnerabilidade para atacar. A escolha por alguém vulnerável se deve a falta de coragem em resistir e denunciar os abusos sofridos. Infelizmente os indivíduos que sofrem práticas bullying não superam os traumas vividos e geram dentro de si problemas de relacionamento ao longo de sua vida e ainda se tornam pessoas agressivas. Existem casos em que o sofrimento acumulado gera tão grande complexo de inferioridade que os indivíduos tentam e as vezes conseguem cometer o suicídio. Os praticantes do bullying por estarem acostumados a dominar as pessoas por meio de práticas agressivas tendenciosas geram comportamentos violentos e anti-sociais.






Obrigada Pela Visita!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Psicologia de Reich



Reich....
Breve Biografia: Em 1918, com o fim da guerra, matriculou-se na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1920, foi aceito pela Sociedade Psicanalítica de Viena, sob o comando de Sigmund Freud. Dois anos depois, tornou-se médico. Entre 1922 e 1924, estudou neuropsiquiatria no Hospital Universitário de Viena, com o professor Wagner Jauregg (que depois ganharia um Prêmio Nobel de Medicina). Em 1948, seus seguidores criaram a Fundação Wilhelm Reich, para preservar o pensamento, as atividades e as obras do psicanalista. Entre aquele ano e 1957, Reich foi perseguido pela FDA (a agência do governo americano que regula gêneros alimentícios e medicamentosos), sendo acusado de fraude. Em 1957, foi condenado a dois anos de prisão e teve todas as suas obras proibidas. Em dezembro do mesmo ano, um ataque cardíaco o matou na prisão.


Considerado gênio por alguns e louco por outros, o austríaco Wilhelm Reich foi considerado por muitos, o maior revolucionário da Psicologia deste século.

Reich dava grande ênfase à importância de desenvolver uma livre expressão de sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento amoroso maduro. Reich enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias com as quais lidava e descobriu que a bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes.
Ele chegou a acreditar que a meta da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual sentia estar bloqueado na maioria dos homens e das mulheres.
As opiniões radicais de Reich a respeito de sexualidade resultaram em consideráveis equívocos e distorções de seu trabalho por autores futuros e, conseqüentemente, despertaram muitos ataques difamatórios e infundados.

As idéias de Reich e suas clínicas eram muito controvertidas para a época e seu programa de para as clínicas de orientação sexual incluía características modernas ainda hoje. Entre seus tópicos destacavam-se:
1. Livre distribuição de anticoncepcionais para qualquer pessoa e educação intensiva para o controle da natalidade.

2. Abolição da distinção legal entre casados e não-casados; liberdade de divórcio.

3. Eliminação de doenças venéreas e prevenção de problemas sexuais através da educação sexual.

4. Treinamento de médicos, professores etc., em todas as questões relevantes da higiene sexual.

5. Tratamento, ao invés de punição, para agressões sexuais.


A Couraça Caracterológica :Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o conseqüente medo da punição. A primeira defesa contra este medo é o Mecanismo de Defesa do Ego conhecido por repressão, o qual refreia os impulsos sexuais por algum tempo. À medida que as Defesas do Ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.
Esse conceito de couraça caracterológica de Reich inclui a soma total de todas as forças defensivas repressoras organizadas de forma mais ou menos coerente dentro do próprio ego. Para ele, o desenvolvimento de um traço neurótico de caráter indicaria a solução de um problema reprimido ou, por outro lado, ele torna o processo de repressão desnecessário ou transforma a repressão numa formação relativamente rígida e aceita pelo ego.
Assim pensando, Reich afirma que os traços de caráter neuróticos não são a mesma coisa que sintomas neuróticos.


A diferença entre esses traços neuróticos e os sintomas neuróticos repousa no fato de que sintomas neuróticos, tais como os medos, fobias, etc., são experienciados como estranhos ao indivíduo, como elementos exteriores à psique, enquanto que traços de caráter neuróticos (ordem excessiva ou timidez ansiosa, por exemplo) são experimentados como partes integrantes da personalidade.

Crescimento Psicológico : Reich definiu crescimento como o processo de dissolução da nossa couraça psicológica e física, tornando-nos, gradualmente, seres humanos mais livres, abertos e capazes de gozar um orgasmo pleno e satisfatório.
Reich achava que a couraça muscular está organizada em sete principais segmentos de armadura, que são compostos de músculos e órgãos com funções expressivas relacionadas. Estes segmentos formam uma série de sete anéis mais ou menos horizontais, em ângulos retos com a espinha e o torso. Os principais segmentos da couraça estão centrados nos olhos, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdome e pelve.
De acordo com Reich, a Energia Orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha. Os anéis da couraça formam-se em ângulo reto com este fluxo e operam para rompê-lo. Reich afirma que não é por acaso que na cultura ocidental aprendemos a dizer sim movendo a cabeça para cima e para baixo, na direção do fluxo de energia do corpo, enquanto que aprendemos a dizer não movendo a cabeça de um lado para o outro, na direção transversa da couraça.
A couraça serve para restringir tanto o livre fluxo de energia como a livre expressão de emoções do indivíduo. O que começa inicialmente como defesa contra sentimentos de tensão e ansiedade excessivos, torna-se uma camisa-de-força física e emocional. No organismo humano encouraçado, a Energia Orgônica é presa nos espasmos musculares crônicos.
Após a perda de um anel da couraça, o orgon do corpo não começa de imediato a correr livremente. Logo que os primeiros blocos da couraça são dissolvidos, nós descobrimos que, com os fluxos e as sensações orgônicas, a expressão do "dar" se desenvolve cada vez mais. Entretanto, couraças ainda existentes evitam seu desenvolvimento total.


Idéias muito a frente de seu tempo, um verdadeiro revolucionário que buscou seus ideais e assim como outros tantos que só tiveram valor de sua obra após a sua morte, Reich tem grande importância na Psicologia atualmente.




terça-feira, 18 de março de 2008

FILME






Muitas saudades...

Devido a correria do 4º ano de Psicologia deixei um pouquinho de lado o Blog, mas sempre que possivel estarei aqui.
Vou postar sobre um filminho do tipo drama que me surpreendeu. Foi uma indicação da minha amiga Mari que veio passar o fim de semana nesta badalada cidade (Pssão) . Se não fosse por ela talvez nunca tivesse alugado este filme.



Não se trata de um lançamento, mas é um encantador filme de 2005. Vale a Pena, pra quem gosta de drama e quem não gosta também. Ele é super intrigante pois a revelação do grau de relação entre os personagens do filme só aparece no fim.






Título original: Tradução:
A Love Song for Bobby Long Uma canção de amor para Bob Long

Depois de ficar sabendo da morte de sua mãe, Purslane Hominy (Scarlett Johansson) volta a Nova Orleans para reaver a casa onde passou a infância. Pursy se surpreende ao ver que a casa é habitada por amigos de sua mãe cujas vidas são um desastre: Bobby Long (John Travolta), um aposentado professor de literatura e seu jovem aprendiz (Gabril Macht), com quem é obrigada a viver. Com o passar do tempo, o improvisado estilo de vida faz com que uma série de segredos pessoais comecem a ser revelados e lhes mostrará que suas vidas estão interligadas de forma inexplicável, pondo à prova seus vínculos verdadeiros.

Estrelando:
Brooke Allen, David Jensen, Scarlett Johansson, Nick Loren, Gabriel Macht, Patrick McCullough, Sal Sapienza, John Travolta.
Dirigido por:
Shainee Gabel
Produzido por:
Shainee Gabel, David Lancaster, Paul Miller, R. Paul Miller, Bob Yari

Jhon Travolta em um super papel, sem contar com a linda Scarlett Johansson e o charmosíssimo e doce Gabriel Macht, que tem expressões perfeitas no filme trazendo muita emoção .
Beijos ! Até


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Animais

Olá...

Passando pelas notícias da net, que são muito variadas, encontrei algo engraçado.Normalmente as notícias principais ficam mais destacadas, e essa estava qse no rodapé da página de notícias.
Bom, como houve uma certa "regressão" de memória para lembrar-me disso, pois é coisa de infãncia, achei que seria "esclarecedor" ;D postar aqui.

A reportagem era: Os cães recolhidos pela carrocinha viram sabão?

Quem nunca ouviu falar isso? E ainda pior, a tempos ouvi que assim como havia o homem do saco preto, a mulher do algodão entre outros tipos assustadores que rodeavam nossa infãncia trazendo o chamado MEDO, por que isso era um aviso, caso fossemos crianças más ou desobedientes, a criança tambem poderia virar SABÃOOOOOOOOOO!
dá pra acreditar?

Bom, vamos a um resumo da reportagem:
Uma das mais populares lendas urbanas ensina que a carrocinha, o veículo que recolhe os animais de rua, leva os cães e gatos para fábricas de sabão. A lenda teria surgido porque a gordura animal costuma servir de matéria-prima na fabricação de sabão em pedra. Mas quem trabalha de fato com esses animais é direto: a lenda é uma mentira.
É o caso da veterinária Elisabete Aparecida da Silva, do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo ela, a informação é apenas um mito e "não tem nem idéia de como inventaram essa lenda".
Elisabete explica que uma parte dos cães e gatos é encaminhada para a adoção, mas aqueles que possuem doenças, comportamento agressivo ou que não têm perfil para receberem uma família, são sacrificados. "Aplicamos uma anestesia profunda que provoca a perda total da sensibilidade e, em seguida, a morte sem sensação de dor", explicou. Após o sacrifício, os animais são cremados.
A veterinária afirmou que o papel dos atuais veículos para remoção de animais de rua é muito diferente das temidas "carrocinhas". Ela destaca o trabalho de saúde pública e de solidariedade por tentar dar uma nova vida aos bichos. "Nós nos deparamos com diversas situações como o recolhimento de animais doentes, atropelados, perdidos de seus proprietários e, até mesmo, que atacaram pessoas", disse.
Em razão dessas variadas condições, existem alguns diferentes tipos de canis, como o canil de adoção, onde os animais são castrados, vacinados e vivem no local até serem adotados. Há o canil de observação, onde os cães ficam 10 dias em tratamento por causa de doenças ou ataques a seres humanos. Há também o canil individual, para os animais sem identificação que se perderam de seus donos.



O RGA é obrigatório por lei na cidade de São Paulo para cães e gatos (Lei Municipal 13.131/2001) e pode ser feito no próprio Centro de Controle de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários credenciados. Outras informações podem ser obtidas na Internet (www.capital.sp.gov.br)


Adote cães e gatos abandonados.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Respirando Artes



Artes e mais artes






Bom, mais uma vez resolvi postar algo sobre artes...
Navegando pela net, descobri um artista que faz figuras de animais com as mãos!
Isso me lembrou brincadeiras infantis... Bom, quando era pequena com sombra fazíamos isso, com movimentos e formas das mãos surgiam animais. Mas a rte deste artista é diferente,não é na sombra e sim com tinta! Lindo, adorei, espero que vocês gostem tambem!

Reportagem do site BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080130_maoanimalfp.shtml

Artista usa mãos como tela para recriar figuras de animais

O italiano começou a desenvolver a técnica artística inusitada em 2001, depois que pintou a cabeça de um animal na mão de uma modelo, como parte de uma campanha publicitária para um banco.

Depois da primeira experiência, ele decidiu se especializar na nova técnica.

“Eu pesquisei profundamente os traços de vários animais para reproduzi-los de forma mais fiel possível a partir das mãos de um ser humano”, diz o artista.

Durante a exposição Explore your Senses (Explore seus sentidos, em tradução literal), o artista estará presente para fazer demonstrações de sua arte inovadora.

Quase todos os animais, desde pássaros, répteis a mamíferos já foram recriados pelo artista, com exceção de poucos, como o rinoceronte. Segundo o artista, seria “impossível reproduzir o chifre do animal”.

O processo para recriar a "mão-animal" é delicado e trabalhoso, diz o artista. Para começar, ele usa um lápis para desenhar o esboço e depois inicia a pintura, usando tintas à base de água e de óleo.

Guido Daniele conta que, dependendo do animal que está recriando, ele leva de duas a dez horas para completar o trabalho.


Um trabalho diferente e surpreendente. Difícil foi escolher as imagens para postar!

O que vocês acharam?

Obrigada pela visita!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Horário de Verão


Olá, chegou ao fim mais uma vez o horário de verão! Iniciado em Outubro de 2007 e com seu fim na data de hoje,mês de FEvereiro.
Histórico:
ESTABELECIDOS NO BRASIL POR DECRETO desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907.

A economia de energia que é o principal objetivo do horário de verão, não agradou o governo pois foi apenas de 25%.

O PRINCÍPIO DO HORÁRIO DE VERÃO continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.

Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.

Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.

No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.
Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.

Sempre que começa um novo horário de verão ou termina o organismo sente as alterações, que apesar de ser de apenas uma hora para mais ou para menos, percebe-se como se fosse mais.
Especialistas dizem que o corpo leva uma semana para se adaptar.
Uma consequência dessa mudança de uma hora é os transtornos do sono.

Tipos
Há quatro formas básicas de transtornos do sono. 1) Os primários, por não derivarem de nenhuma causa externa, originando-se no próprio indivíduo: são divididas em dissonias (insônia e hipersonia) e as parassonias (sonambulismo, terror noturno, pesadelos). 2) Os decorrentes de transtornos psiquiátricos como a ansiedade, depressão, psicoses, mania, etc. 3) Os decorrentes de transtornos físicos em geral como qualquer condição física que prejudique o sono: falta de ar, dores, desconfortos. 4) Os devidos a medicações ou outras substâncias que possam prejudicar o sono.

Citarei apenas o de causa externa ou primários, visto que é os que nos interessam.

O que é a insônia?
É a condição de quantidade ou qualidade insatisfatória de sono que persiste durante mais de um mês. Há três formas básicas de insônia: a do início, a do meio e a do fim do sono, sendo a primeira a mais comum. As mulheres, pessoas de vida estressante e os idosos são os mais atingidos. Quando a insônia é experimentada repetidamente, ela pode levar a um aumento do medo de falta de sono e uma preocupação com suas conseqüências. Isso cria um círculo vicioso que tende a perpetuar o problema do indivíduo.
Generalidades
Freqüentemente os pacientes com insônia querem enfrentar a insônia se automedicando ou tomando bebidas alcoólicas, conduta que por si já pode trazer a esta pessoa vários problemas, como a dependência da substância usada, além de mais insônia. As noites mal dormidas podem gerar dores físicas pela manhã, cansaço mental ao longo do dia, tensão emocional, irritabilidade, preocupações consigo próprios. A importância de se buscar o médico para tratar a insônia, está, antes de tudo, determinar as causas possíveis; e ao se tomar um indutor do sono, que se faça sob supervisão porque a maioria dessas medicações pode levar à dependência, se tomada erradamente.


Tratamento
O primeiro passo para se tratar a insônia é pôr ordem na própria vida, não dormindo durante o dia, mesmo que tenha acordado cedo demais, praticando esportes regularmente, não tomando mais do que cinco xícaras de café ao dia, não tomando café após as 16:00h (bem como as demais substâncias que contêm cafeína). Evitando atividades excitantes antes de dormir como exercícios pesados ou filmes tensos, cuidando da alimentação, procurando atividades tranquilas antes de dormir, como a leitura. Não lutar contra a insônia: caso não consiga dormir em 30 minutos, levantar-se da cama e procurar uma atividade leve até que o sono chegue sem aborrecer-se com a hora ou com a necessidade de descansar.
Tendo os procedimentos falhado pode se passar para a tentativa de resolver o problema com medicações. Os hipnóticos clássicos (benzodiazepínicos) não resolvem casos demorados: devem ser dados por prazos de até dois meses. Hipnóticos não benzodiazepínicos podem atuar por mais tempo, mas após um ano deixam de ser tão eficazes. Várias outras medicações, como os anti-histamínicos podem ser tentadas: isso dependerá de cada médico. A melatonina vem sendo usada com grande interesse pela comunidade médica, mas não é comercializada no Brasil. A melatonina é um hormônio, portanto é melhor aceito pelo organismo, não apresentando efeitos colaterais. Esta substância é vendida no EUA como alimento e não como medicação.


Não que devido ao horario de verão irá acontecer isso com todos,por que cada pessoa reage de um jeito, mas que alterações podem surgir;É semrpe bom conhecer!