sábado, 20 de setembro de 2008

Figura e Fundo





A Gestalt como teoria filosófica


A Teoria Gestaltica me encanta, deveria poder ser seguida como filosofia de vida.


Trata-se de um relação extremamente afetiva com as pessoas.


E por acreditar ser um linda teoria resolvi postar aqui um pouquinho dela!


A gestalt, ou Psicologia da forma, nasceu por oposição à Psicologia do século XIX. Os gestaltistas reagem contra esta concepção atomista e associacionista, invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem das estruturas, das formas, defendendo que nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da gestalt considera a percepção como um todo, e parte deste todo para explicar as partes; enquanto que os associacionistas partiam das partes para explicar o todo.


Gestalt é um termo alemão , que não tem equivalente em português, tendo como plura Gestalten. Segundo o dicionário Michaelis, gestalt pode ser entendida como forma, conformação.
A Teoria da Gestalt surge no início do século XX, com as idéias de psicólogos alemães e austríacos, como
Max Wertheimer, Christian von Ehrenfels, Felix Krüger, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. Inicialmente voltada apenas para o estudo da psicologia e dos fenômenos psíquicos, a Gestalt acabou ampliando seu campo de aplicação e se tornou uma verdadeira corrente de pensamento filosófico.


A Gestalt-Terapia, utilizando recurso e ferramentas terapêuticas, tendo como objetivo ajudar a pessoa a buscar seu self-suport , auto-responsabilização, awerness ("despertar") e seu crescimento. Seu trabalho é desenvolvido através da busca do ser, em toda sua complexidade e essência


Em essência trata-se de uma teoria muito produno de conhecimento que busca o crescimento do ser. São divcersas abordagens, mas algo que pode ter sido divulgado da teoria Gestaltista é o esquema de Figura e Fundo, que aparece mediante os interesses, variando de pessoa pra pessoa.


Figura e Fundo é um dos aspectos utilizados em Gestalt... e quem nunca parou para analisar o seu ponto de vista? a Sua figura e o seu Fundo??



Figura/Fundo: tendemos a organizar percepções no objeto observado (a figura) e o segundo o plano contra o qual ela se destaca (o fundo). A figura parece ser mais substancial e destacar-se do fundo.

Mais:
http://www.espacogestalt.com.br

Agradeço a Visita... VOltem Sempre!

7 comentários:

Juliana Foz disse...

Theeeeeeeeeeeeeeeeeeise,
nossa...adoro a teoria da gestalt!
tive um semestre inteiro disso...
interessantissimo!! =D

Poste sempre...

te amo
beijos

Unknown disse...

Sou leigo no assunto, mas achei interessante.
É, vivendo e aprendendo...
Abraços e parabéns pelo Blog.

Cristiano Nadai disse...

Oi Theise, comigo está td bem sim;) e vc?
Tambem amo a gestalt-terapia, das que entrei em contato até hoje é a que mais me encantou, tambem gostei bastante da rogeriana mas não tem toda essa magia.
Anotei o link do site, pode ser muito util, além de interessante!
Será a sua base teorica?

O todo é mais do que a soma das partes ;)

Beijos!

Felipe disse...

Ah! Muito obrigado pela visita.

Também gostei muito de seu blog, parabéns Thaise...

Continue assim.

Até...

Pod papo - Pod música disse...

Eu já fiz unstestes assim com figuras mas, nunca soube para que servia, aprendi que era para saber qual o nosso ponto de vista, eu acho, vc que estuda psicologia sabe bem mais do que eu (rs)..na primeira imagem que vc colocou lá em cima, no primeiro momento eu vi um vaso mas, depois de alguns segundoa apenas eu vi 2 rostos humanos. Nessa ultima imagem eu só vejo duas pessoas se abraçando, não consigo ver mais nada (rs)!

Beijinhos!

Jader disse...

Olha Tha, vou ser sincero...

Não entendi muito, pra falar a verdade, achei meio difícil, mas adoro essas figuras com vários pontos de vista.

Beijos!!

Yasminni disse...

Theise, tudo bem linda?
Poxa...Sabe que estou com vontade de fazer pedagogia, psicologia tem muita coisa legal tbm, seria legal se trabalhassemos juntas todas nós.
Beijão, amo vc