Pra mim falar sobre educação exige muita reflexão! Não é apenas reclamar do governo que não investe, que professores mal remunerados e desmotivados, que crianças sem merenda, que violência invade escola e muito mais! Trata-se de um assunto extremamente sério e digno de no mínimo relfexão!
Mas refletir pra que? O Ato de refletir levará a algum lugar? que mudanças podem gerar através do simples ato de pensar, repensar, pensar novamente, aprofundar-se no assunto??? Nada?
É exatamente isso que está acontecendo! Tudo ocorrendo e deixando acontecer sem mudanças por que o pensamentoegoísta, ignorante,imediatista e desesperançoso de que tudo tende a piorar faz com que as escolas e a educação em uma corrente tendam a continuar e ir por esse caminho!
Deixa acontecer que o meu espaço continua sem ser afetado... Esse tipo de mentalidade pode estar levando o nosso país a falência. A omissão de atos também pode ser considerado um crime, ao meu ver!
Quem está exercendo o seu papel de educador? Que esforços estão sendo feitos para reverter?
Será que existe alguma outra maneira de eliminar a violência por exemplo que não seja através da educação?.... Pra que acha que existe, por favor, lance sua idéia, o que pode ser feito?!!?
Violência pode ser combatida como? Com VIOLÊNCIA?
Nos últimos anos, evocar a imagem de escolas violentas tem-se tornado clichê entre educadores, principalmente nos grandes centros urbanos. Essa imagem inquietante é fortalecida sempre que ocorrem episódios truculentos associados a estudantes e professores. E o que era apenas excessão parece tornar-se regra.
Alunos agredidos, livros roubados, alunas assediadas, funcionários humilhados, ofensas entre professores e alunos. A violência nas escolas trata-se de um retrato sócio-organizacional, em menor grau, mas com consequências talvez irreparáveis para a vida de seus frequentadores, em especial crianças que não sabem lidar com tais acontecimentos, e vão passar por vivências assustadoras dentro da instituição que deveria ser formadora, educadora,integradora!
Hoje, o que me levou escrever este post, foi a seguinte reportagem:
Escola inglesa manda alunos para celas isoladas como punição
Estudantes chamam as celas de ‘masmorra’.
Uma escola em Doncaster, na Inglaterra, foi comparada à Baía de Guantánamo, em Cuba, onde fica a base naval norte-americana com os prisioneiros de guerra do Afeganistão e do Iraque. O motivo? Estudantes arteiros são mandados para celas isoladas como punição, segundo reportagem online do “Daily Mail” desta segunda-feira (13).
As crianças que desrespeitam regras são obrigadas a ficar sentadas por longas horas em uma pequena sala, olhando a parede negra para refletir sobre o mau comportamento.
A instituição disse ainda que o recurso vem sendo usado há mais de quatro anos e que “dá aos alunos a chance de refletir sobre seu comportamento e de fortalecer seu desejo de corresponder às expectativas no futuro”.
Que tipo de reflexão ela está tentando???
Obrigada pela atenção!
Beijos!