quinta-feira, 22 de maio de 2008

UMA PAIXÂO

NANDO REIS

Com Letras muito mais que inspiradas...

José Fernando Gomes dos Reis, conhecido como Nando Reis, é um cantor, violonista e compositor brasileiro

Nando, mesmo como integrante da banda paulista, já mantinha uma carreira solo onde expunha seu lado de compositor e intérprete. Nos Titãs, integrou o grupo desde o surgimento, em 1982, até 2003. Apesar da saída de Nando, grande parte de sua obra musical está na discografia e na história da banda. No início dos Titãs, Nando era apenas backing vocal e, a partir dos ensaios da banda, começou a tocar baixo.


Fora dos Titãs, teve músicas gravadas por Marisa Monte ("Diariamente"), Cássia Eller ("E.C.T."), Cidade Negra ("Onde Você Mora"). Ainda durante o trabalho com os Titãs, grava três discos paralelamente; o primeiro em 1995 ("12 de Janeiro"), o segundo em 2000 ("Para Quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro") e o último, antes de seguir a carreira solo, “Infernal... but there’s still a full moon shining over Jalalabad”. Em 2003, oficialmente fora dos Titãs, o cantor lança “A letra A”.

O disco é recheado de músicas que não caberiam em fase alguma da carreira da antiga banda de Nando. São canções longas, sem refrões definidos nem melodias instantaneamente grudentas e uma sonoridade enxuta, porém vigorosa, quase acústica. Com 12 faixas de sua autoria, ainda se pode ouvir sua versão de “Luz dos Olhos”, música dele, inicialmente gravada por Cássia Eller. Mas é em 2004 que Nando consolida sua carreira solo com o CD “MTV Ao Vivo – Nando Reis e Os Infernais”. Junto com sua banda, Os Infernais, Nando canta nesse disco músicas inéditas, covers e sucessos eternizados do cantor. O projeto reuniu clássicos dos Titãs ("Cegos do Castelo" e "Marvin"), além de músicas gravadas por Cássia Eller ("Relicário" e "All Star") e J. Quest ("Do seu lado") e três faixas inéditas. "Dentro do Mesmo Time" ganhou uma versão ao vivo, mas o grande destaque do repertório ficou para "Mantra", que emplacou como sucesso radiofônico, junto com “Por Onde Andei”.


Discografia:





Passei a ouvir o Nando Reis a uns 4 anos atrás( mais ou menos) e desde então a cada nova música que descubro me encanta ainda mais, não só pela letra que acredito ser um excelente compositor mas também pela harmonia, por ser envolvente e muitas engraçadas, românticas e outras que tratam da realidade, outras declarações a família e tantas outras aos amigos.
Vários cantores e bandas utilizaram letras de Nando Reis que fizeram e fazem sucesso até hoje como Skank, Cássia Eller e Jota quest....
A música dele é marcante e surpreendente.
Música: Quem vai dizer tchau
Quando aconteceu?
Não sei
Quando foi que eu deixei de te amar?
Quando a luz do poste não acendeu?
Quando a sorte não mais soube ganhar?
Não foi ontem que eu disse não
Mas quem vai dizer tchau?
Onde aconteceu?
Não sei
Onde foi que eu deixei de te amar?
Dentro do quarto só estava eu
Dormindo antes de você chegar
Mas, não
Foi ontem que eu disse não
mais quem vai dizer tchau?
A gente não percebe o amor
Que se perde aos poucos sem virar carinho
Guardar lá dentro o amor não impede
Que ele empedre mesmo crendo-se infinito
Tornar o amor real é expulsá-lo de você
Para que ele possa ser de alguém
Somos, se pudermos ser ainda
Fomos donos do que hoje não há mais
Houve o que houve
E o que escondem em vão
Os pensamentos que preferem calar
Se nãoIrá nos ferir o não,
Mas que não quer dizer tchau.
Obrigada pela visita
bjos Thaíse!

5 comentários:

Juliana Foz disse...

Theeeeeeise,

Nossa...nem precisa falar nada do Nando neh? adoro muuuito as músicas dele!! viciante ;)
hehehehehehhe

te amo!
Beijooos

Yasminni disse...

Olha Theise, vou te contar uma coisa, não lembro de ter ouvido uma música dele, alias devo ter ouvido é que sou perdida mesmo, nunca lembro, compositores, cantores, nomes de música. Preciso começar a prestar mais atenção a esse mundo tão gostoso, não é?
Te amooooooo muito dona Theise. Beijão

Yasminni disse...

qmMas eu não reparo em quase nenhuma letra, apesar que isso ta mudando com meus novos artistas idolos da MPB, só que agora que estou prestando mais atençã não tenho tempo pra isso... É a vida....E atualiza eim linda, te amo muitão

Gabriel disse...

Nando... dispensa comentarios neh....

no Titãs ele já era o meu preferido! hauhauhauah


bjsss Tha

Savron disse...

É Theise, nando reis não é um doa meu preferidos, mas é demais!

aaa, respondendo sua pergunta no meu comentario:
Tem mais fotos daquele artista no site dele, mas as outras naum são de pessoas famosas, são mais publicitarias, mas vale a pena conferir ;)

bjus theise